"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO - 2

"Derrota na Guerra", $talinácio!


Luiz Inácio Lula da Silva e a petelândia estão experimentando do próprio veneno que sempre usaram contra os inimigos, antes de conquistarem o poder: a máquina de assassinar reputações, a partir de aparelhos estatais ou de esquemas de agitação, propaganda e contrapropaganda. Até agora, Lula, os companheiros de negócios e os seguidores da seita petista não encontraram um jeito de neutralizar o tsunami que lhes desconstrói e destrói a imagem. Perdeu, $talinácio!

Melhor e mais recomendável seria o PT pensar na campanha presidencial de 2022. A de 2018 já era! Se o comissário Rui Falcão estiver realmente falando a verdade (o que sempre se duvida), o fato de não ter plano B para a sucessão de Dilma, sendo Lula "o plano A para o PT em 2018", torna complicadíssima a situação do partido-seita. Por necessidade e falta de alternativa, Lula pode até pode ser candidato novamente. O único probleminha é que a desmoralização, facilmente medida em altos graus de impopularidade e rejeição nunca antes vistos, inviabiliza qualquer chance de "vitória na guerra".

A blindagem atual de Lula parece ter a segurança daquela trágica barragem de Mariana. Nunca esteve tão próxima de ser rompida, e com chances elevadas de expor um mar de lama assustadoramente fedorento. Em parceria direta com o peemedebostismo e indireta com a tucanagem, o petralhismo teve o mérito de arrasar com a "Nova República" - um regime de canalhices implantado pelo golpe militar de 1985, que entronizou José Sarney no lugar que só o Presidente eleito (indiretamente) Tancredo Neves poderia ocupar com legitimidade.

A crise estrutural tende a se aprofundar. O impasse institucional vai caminhando, perigosamente, para a ruptura. Os três poderes batem cabeça, enquanto o quarto poder (o militar) se ocupa da feroz caça à mosquita que (ainda) mata menos que o desgoverno do crime organizado. A falta de credibilidade das instituições é fatal para o regime em vigor. Se a crise econômica sair do controle (com carestia, desemprego, inflação e recessão por longo prazo) e a tensão social também aumentar além do tolerável, o risco de uma explosão de violência se torna real. Quando o pau quebra, tudo pode acontecer. Tudo! Para o bem ou para o mal...

Vale repetir por 13 x 13: A única saída para o Brasil é uma Intervenção Cívica Constitucional que reinvente e redesenhe o modelo de Estado, rompendo com o Capimunismo Rentista Corrupto, a fim de implantar mecanismos diretos e legítimos de controle da máquina pública pela sociedade, restabelecendo as instituições republicanas. O Brasil tem a urgência urgentíssima de outorgar uma ordem institucional que tenha plena legitimidade, após amplo debate entre os cidadãos com honestidade comprovada e bons propósitos democraticamente definidos.

Quanto mais o processo efetivo de mudança for atrasado, mais violenta e descontrolada ficará a situação brasileira. É por isso que a única solução é romper, o quanto antes, com o modelo Capimunista Rentista Corrupto. A boa notícia é que os brasileiros, interligados nas redes sociais, já começam a saber quem é o inimigo real. A notícia nada boa é que, cultural e historicamente, somos muito lentos para tomar as decisões certas, no tempo exato.

A mudança vem... Pode não ser do barraco para o triplex... Mudaremos, nem que seja, infelizmente, na base da porrada... O Brasil está igualzinho ao PT... Não tem plano B... Ou promovemos uma inédita Intervenção Cívica Constitucional, estabelecendo uma ordem institucional republicana, federalista e democrática, ou vamos para mais um jogo no Cassino do Al Capone - onde sabemos que sempre os honestos perdem de véspera, no começo e no fim...

Bote na cabeça: o Capimunismo, o Rentismo e a Corrupção são o "triplex" que devemos desmoronar no Brasil. Debater soluções, implantá-las logo e mudar de verdade são a nossa tríplice necessidade. O resto é puro barraco... E risco de derrota na guerra, não só para a turma do $talinácio, mas para todos os brasileiros...

Numerologia do afundamento


Se o triplex falasse


Triplex perdido


Agradecimento Especial


Cozinhando


Pastel de vento


Leve seu rolinho



Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

03 de fevereiro de 2016
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário