"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

A JUSTIÇA RECESCOBRE O BRASIL E REDEMOCRATIZA O PAÍS


Zé Dirceu - que já não é mais réu primário, foi preso em Brasília, pela força-tarefa da 17ª fase da Operação Lava Jato. Sua prisão é preventiva, quer dizer por prazo indeterminado. Ele e mais 40 finórios respondem por corrupção passiva e ativa, por falsidade ideológica, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

Então é disso que venho falando há bom tempo e estive falando hoje de manhãzinha, bem cedo: a Justiça está redescobrindo e redemocratizando de verdade o Brasil da Silva.

A Justiça, está governando o Brasil pela Constituição, diante do regime caótico de poder que se instalou nesse país, desde que Tancredo Neves morreu e Sarney assumiu a presidência da República, em 1985 e foi repassando a redemocratização dessa pátria mal-educada para mãos como as de Fernandinho Beira-Collor, do coitado do Itamar, do Príncipe FHC, de Lula o Brahma dos Empreiteiros e de Dilma Sapiens.

O lado correto e sério da Polícia Federal, do Ministério Público e da Magistratura estão acabando com a Grande Desordem.

Delegados, promotores e juízes de caráter firme, justo e decidido transitam pelas sarjetas criminosas do regime brasileiro, mostrando que o que faz as máfias crescerem nesse país é o vazio de poder verdadeiro, a pusilanimidade de um governo, a podridão de um Estado infiltrado pelo crime organizado, a falsidade debochada dos poderes republicanos mal constituídos como o Executivo, o Legislativo e o próprio Judiciário, nas suas cortes mais supremas e poderosas.

Então é disso que a gente esteve falando esse tempo todo: a reorganização da nossa pátria é possível; a verdadeira redemocratização é possível; o sonho é o início da ação, a utopia é possível.
E a mudança já começou. Está vindo pelo caminho da lei, da ordem e, fundamentalmente, pelo caminho da justiça. 
A justiça é a ligação mais direta entre as sociedades humanas; as leis nascem do espírito da justiça são a alma, o coração e a vida de uma nação.

Como já não é primário, Zé Dirceu sabe que agora pode mofar na cadeia. Isso ele, o caladão mais retumbante e formidável da República dos Calamares, não vai aguentar. Pode até, quem sabe, estrear como delator premiado.

Há quem não acredite nisso. Mas, quando seus habeas porcus começaram a despencar um por um, ele confidenciou a seus pares e ímpares que não "cairia sozinho". 
Então, me dou o direito de crer que não demora nada, ele estará trocando a sua notável biografia de guerrilheiro de festim pelos cômodos patamares de uma formidanda delação.

E então, pronto, será chegada a hora que você e todos os 201 milhões de brasileiros, menos os exércitos pelegos "bons de briga de rua", esperam: o cabeção-mor da maléfica "estratégia de coalizão pela governabilidade" vai mudar de domicílio e residência.

Não se sabe ainda se para o Complexo do Tremembé ou para a Papuda. De qualquer maneira, se o silêncio até aqui valeu ouro para Dirceu, sua voz e sua palavra premiada valerão o que não tem preço nessa vida: a liberdade.

Parece mentira, mas o futuro desse país, trágica e dramaticamente, está nas mãos desse cardeal Richelieu frustrado, o impoluto alquebrado e depauperado Zé Dirceu, também da Silva.
Não será por altruísmo, patriotismo, ou simples traição... Se Dirceu desconstruir a história do maior farsante desse país, o fará por que já não tem mais tempo de aguentar calado 30 anos em nome da companheirada fajuta, boa e batuta. Quando se der conta e olhar no calendário das paredes do cárcere, a filhinha do seu último casamento já terá vivido 36 risonhas primaveras.

RODAPÉ - Ah, sim... E o FHC que fique bem quietinho, na dele. Melhor até que vá para a Sorbonne, seu refúgio predileto, já que foi com ele que começou essa gandaia toda. Foi FHC quem liberou as licitações, andou mexendo na Constituição e abriu a porteira por onde passou boi e até hoje passa a boiada.

05 de agosto de 2015
Sérgio A.O.Siqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário