"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 20 de julho de 2015

NÃO É POSSÍVEL QUE A IMPUNIDADE CONTINUE REINANDO...


Há participantes deste blog que não assinam seus nomes nem adotam pseudônimos, e isso divulga muito que transformemos seus comentários em artigos, para que suas opiniões sejam mais amplamente discutidas. Um deles assina apenas como “dePinho”. Vejam este texto dele:
“Caso não aconteça nada que puna severamente este governo, o próximo estará absolvido por consequência. O próximo governo poderá comprar ativos superfaturados, vender ativos subfaturados para fazer empresários e intermediários ricos, fazer obras superfaturadas em estatais e financiar campanha esquentando este superfaturamento via TSE, usar propinas de companheiros para financiar caixa dois de campanhas, pagar excelentes advogados com recursos no exterior.
Poderá propor lei para internalizar dinheiro do exterior para esquentar grana não declarada, que agora está imobilizada pela vigilância de alguns operadores, e também gastar nove milhões em cartão corporativo, com aumento de 51% em ano eleitoral, sem precisar dar satisfações dos gastos ao povo etc.
Como o governo do PT faz isto, então está bom, qualquer um pode fazer, que a situação se torna normal”.
UM ARTIGO IMEXÍVEL
Como diria o antigo ministro Rogério Magri, trata-se de um artigo imexível, irretocável, irrespondível e irrefutável. Em poucas linhas, retrata a situação política do país, mostra a que ponto caímos, ou pior, despencamos. De fato, após um breve governo competente, honesto e ético de Itamar Franco, há mais de 20 anos estamos assistindo a uma progressiva deterioração da atividade pública, que contaminou os três podres poderes.
Mas reparem que o pequeno artigo (antigamente chamávamos de “suelto”) traz embutido um fio de esperança, parece transmitir a certeza de que esses criminosos serão verdadeiramente punidos e o próximo governo terá de seguir por caminhos mais limpos e éticos. Porque, se isso não acontecer, é sinal de que o país não tem mais jeito e estamos perdendo nosso tempo aqui, ao discutir e defender os interesses nacionais.

20 de julho de 2015
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário