“Não tenho dúvidas do envolvimento da Globo, mas ela vai abafar o caso, como sempre faz quando os fatos recaem sobre ela”, declara. O parlamentar cobra esclarecimento por parte da emissora sobre a compra de direitos de transmissão referentes aos eventos organizados pela Federação Internacional de Futebol (Fifa).
“Eles fizeram muitos contratos com a Fifa, vão ocultar os fatos, porque a relação da Globo com a entidade é gigantesca. Quero ver fazerem uma cobertura semelhante como a que fizeram da Petrobras”, afirma.
POUCA ÊNFASE
Para a senadora Regina Sousa (PT-PI), a Rede Globo deu pouca ênfase sobre o fato do empresário brasileiro J. Hawilla ser responsabilizado pelos crimes. O fato da Traffic ter exclusividade na comercialização de direitos internacionais de TV da Copa do Mundo da Fifa no Brasil, em 2014, também foi “abafado”.
“Percebemos que a Rede Globo não está fazendo uma cobertura fiel. Para eles, se não tiver petista envolvido não tem cobertura”, analisou. O Departamento de Justiça americano, cita a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em “esquema de pagamento de propinas” relacionado a contratos de marketing e transmissão de jogos da Copa do Brasil.
Por outro lado, em São Paulo, o deputado estadual petista Carlos Neder protocolou representação no Ministério Público Federal por denúncias contra CBF, com pedido de extensão da investigação à Federação Paulista de Futebol e à offshore da Globo. Na ação, o parlamentar cobra a apuração de indícios de diversas irregularidades, entre as quais os de crimes de evasão de divisas e lavagem de dinheiro que teriam sido praticadas pelo então presidente da instituição, José Maria Marin.
02 de junho de 2015
Michelle Chiappa
Agência PT de Notícias
(texto enviado por Sergio Caldieri)
Nenhum comentário:
Postar um comentário