"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 2 de junho de 2015

O QUE FALTA AO BRASIL SÃO POLÍTICOS DE VERDADE







As propostas de reforma política, que levaram mais de 20 anos para serem colocadas em discussão, mostraram mais uma vez que grande parte dos congressistas é totalmente dispensável. Horas e horas de discussões que terminaram em quase nada só reafirmaram a condição de letargia dos parlamentares.
Pode-se atribuir às insanidades de Eduardo Cunha o fracasso dessa reforma política, mas, encerradas as tentativas de mudar a forma de eleger políticos no Brasil, é hora de indagar se uma transformação desta é realmente o que o Brasil precisa.
De que adiantaria restringir financiamentos privados se o caixa 2 continuaria existindo? Do que adiantaria unificar eleições se os eleitos continuariam sendo os mesmos?
A derrota do distritão e do distrital misto mantém o que esta aí, mas o que está estabelecido do ponto de vista eleitoral não é o pior que o Brasil apresenta.
IMPUNIDADE
Dos males, o menor. Sem a impunidade, talvez esse mesmo sistema, com pequenas alterações, configurasse entre os melhores do mundo.
Outras reformas, sim, são cruciais para o funcionamento deste país. Talvez a salvação para uma economia em frangalhos e uma crise que não é só financeira, mas, sobretudo, estrutural.
Uma mudança na forma de arrecadar impostos e tributos, privilegiando a produção em detrimento de setores especulativos, que só arruinam a economia, sim, faria a diferença que todos nós precisamos e sonhamos.
Também haveria de se aspirar um reforma jurídica, não aquela que discute apenas a diminuição da maioridade penal, mas uma que também seja capaz de trazer maior equilíbrio entre cidadãos.
POLÍTICOS DE VERDADE
Antes de pensarmos em reforma política, seria preciso ter políticos. Pessoas públicas concentradas, minimamente honestas e preocupadas um pouco mais com a vida que acontece nas ruas, resistentes a este mundo de maravilhas, estratagemas e pilantragens de gabinetes e salões ovais.
Entre heróis que trabalham e geram as riquezas deste país e sanguessugas que se alojam na política e no sistema financeiro brasileiro há um abismo quase intransponível.
Se não se inverterem os papéis desse teatro de horrores, qualquer mudança eleitoral será mera fantasia. Por esse prisma, a derrota da reforma política nesta semana não é bem uma derrota do cidadão. Dependendo do que seria aprovado, o que tivemos pode até ser encarado como vitória.
A nossa verdadeira derrota está no dia a dia e na expiação pela qual passamos aos sermos diuturnamente bombardeados com a manutenção de dois tipos de gente no país: o que produz e o que se farta dessa produção, sem pensar na fome dos empobrecidos.

02 de junho de 2015
Heron Guimarães
O Tempo

Um comentário:

  1. não tenho medo da morte, tenho medo da desonra porque um homem honrado nunca morre, mas um homem desonrado morre em vida...

    ResponderExcluir