"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 14 de maio de 2015

UMA SITUAÇÃO DE VACA NÃO CONHECER BEZERRO



Começa hoje, na Câmara, a discussão e a votação da medida provisória 664, outra das maldades propostas pela presidente Dilma e pelo ministro Joaquim Levy contra os direitos trabalhistas. Agora, suprimindo pensões de viúvas.
As dificuldades para a aprovação crescerão na medida em que não tenham sido publicadas no Diário Oficial ou garantidas em promessas do vice-presidente Michel Temer as nomeações para 150 cargos de segundo escalão na administração federal.
Não se trata, para boa parte dos deputados, de impedir que as viúvas de menos de 40 anos desembarquem na rua da amargura. É o que menos interessa. Derrotar a medida provisória significará reação por não terem certeza das benesses almejadas. Nesse caso, Dilma, o governo e o PT cairão mais fundo no precipício onde se encontram, em matéria de ingovernabilidade e relações com o Congresso.
Faz muito que a Oração de São Francisco vem pautando as relações entre Executivo e Legislativo, mas dessa vez a sinecura alcançou níveis jamais atingidos. Argumentam os governistas que, se as propostas do ajuste fiscal deixarem de ser aprovadas, o país entrará em recessão. Mentira. Em recessão já estamos, por conta de 50 mil demissões na indústria só no mês de abril, como também pelo fato de cada vez dispormos de menos governo. A política econômica desmente tudo o que Madame pregou em campanha para reeleger-se, e a entrega das nomeações ao vice-presidente Michel Temer significa estar o poder em mãos do PMDB, com o consequente desembarque do PT das decisões de governo.
A situação está de vaca não conhecer bezerro. A aprovação da MP 664 nada significará senão a negativa do palácio do Planalto em cumprir o ideário que elegeu Lula e Dilma, além do sacrifício adicional dos trabalhadores. A derrota exprimirá que o dia seguinte conseguirá ficar pior do que a véspera.

11 de maio de 2015
Carlos Chagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário