"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 14 de maio de 2015

DEMISSÕES ACENTUAM RUMO ERRADO DA POLÍTICA DO GOVERNO DILMA



Reportagem de Lino Rodrigues, manchete principal da edição de ontem de O Globo, revela que nos quatro primeiros meses do ano a indústria brasileira demitiu 50 mil trabalhadores, principalmente nos setores de eletrodomésticos e montadoras de automóveis. De acordo com informação da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica, a queda das vendas elevou-se a 15,5%. No setor imobiliário – matéria publicada também ontem, mas pela Folha de São Paulo – houve uma redução de 27% nas vendas de imóveis em São Paulo.
Os dados são preocupantes sobretudo porque, segundo Wilson Perico, presidente do Centro das Indústrias do Amazonas, o consumidor está com medo de perder o emprego e, por isso não assume as prestações de produtos duráveis. Ele, como é natural, só não pode deixar de comprar alimentos. As empresas concessionárias de veículos também estão eliminando vagas, ou seja praticando demissões sem substituições. Isso de um lado. De outro, Luciane Carneiro, também no Globo, assinala que a produção de eletrodomésticos encolheu 22,9% no primeiro trimestre deste ano.
O quadro, assim, revela-se bastante crítico, não apenas pelos números registrados, mas principalmente pela tendência ao declínio da produção que eles apontam. As perspectivas não são favoráveis, nem à economia, tampouco ao mercado de trabalho.
DESEMPREGO PODE DOBRAR
O desemprego hoje, segundo o IBGE, encontra-se na escala de 7,9% da mão de obra ativa, podendo elevar-se a praticamente ao dobro no final do ano. O Dieese calcula um teto de 13%. 10% significam 10 milhões de desempregados. 13% a mais 30% ou seja um contingente de 13 milhões de pessoas. Tal processo ascendente só pode tornar descendente o mercado de consumo, em face da retração da renda familiar brasileira.
Menos trabalho, em consequência menos dinheiro no bolso, e também menor arrecadação de impostos, o que influi na capacidade de investimentos tanto por parte do governo federal quanto por parte dos governos estaduais. Na área federal a retração atinge em cheio o volume do IR e do IPI. Nas áreas estaduais compromete o desempenho do ICMS.
POLÍTICA ABSTRATA
Portanto, a presidente Dilma Rousseff tem que mudar o rumo da política econômica colocada em prática, a qual, aliás não se sabe bem qual é. Pois se de um lado a meta é conter gastos públicos, de outro o objetivo parece ser o de ampliar os desembolsos, como é o caso da transferência de recursos do FGTS para o BNDES.
No Rio de Janeiro, a Universidade Federal viu-se obrigada a suspender as aulas por falta de pagamento dos serviços de limpeza e segurança do prédio. É o fim do mundo, uma vergonha logicamente inexplicável. Tudo isso sob o efeito do gigantesco assalto praticado contra a Petrobrás, tão grande foi que um dos implicados o ex-gerente Pedro Barusco devolveu mais de 150 milhões de dólares aos cofres da empresa. Se ele sozinho teve essa capacidade, imagine-se o total dos assaltos realizados.
Todos esses fatores convergem para uma só questão na qual se encontra a desestabilidade que envolve o Palácio do Planalto. A presidente da República precisa romper o sistema colocado em prática e que não está apresentando resultados positivos. Pois se estivessem o desemprego não estaria aumentando tanto quanto está. As dificuldades são grandes, enorme também é o desafio e maior ainda deverá ser o esforço para vencê-lo. A tarefa colocada a sua frente é urgente, mais urgente do que se pode supor à primeira vista. Isso porque a crise brasileira está crescendo sem parar.

14 de maio de 2015
Pedro do Coutto

Nenhum comentário:

Postar um comentário