"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 14 de maio de 2015

OAS NÃO PODE SE NEGAR A ENTREGAR OS CONTRATOS DE DIRCEU



Na forma da lei, a empreiteira OAS não pode se recusar a obedecer à ordem do juiz Sérgio Moro, que determinou que a empresa entregasse ao Juízo os contratos celebrados com a consultoria de José Dirceu.
Os advogados da OAS alegaram que só entregarão os contratos se houver um compromisso do juiz de não decretar novamente a prisão dos dirigentes da empresa, com base em possíveis irregularidades contidas nos contratos.
As contendas judiciais buscam a verdade para que o veredicto final seja bom e justo. Quem preside os processos é o juiz, sobre quem cabe a responsabilidade e o dever de se aparelhar para o desempenho da sua difícil e nobre missão, que é o de sentenciar com segurança e sem erro. A questão objeto da notícia aqui comentada é de fácil solução, porque está na lei.
O artigo 156 do Código de Processo Penal, com a redação que lhe deu a Lei nº 11.690/2008, dispõe:
“Artigo 156 – A prova da alegação incumbirá a quem a fizer, sendo, porém, facultado ao juiz de ofício:
I – ordenar, mesmo antes de iniciada a ação penal, a produção antecipada de provas consideradas relevantes…
II – determinar, no curso da instrução, ou antes de proferir sentença, a realização de diligências para dirimir dúvida sobre ponto relevante”.
Nada mais claro e explícito. Vale observar que os processos decorrentes da Operação Lava Jato são ações penais públicas incondicionadas e a vítima é um ente estatal federal, a Petrobras. A OAS não pode negar a atender à determinação do juiz Sérgio Moro. Nem impor esta(s) ou aquela(s) condição (ões).
Se a empresa se sente desobrigada a atender e dar cumprimento à ordem judicial, o caminho é o recurso ao Tribunal Regional Federal. E os recursos não são poucos. O que não se admite é desobedecer, recalcitrar e desafiar.

14 de maio de 2015
Jorge Béja

Nenhum comentário:

Postar um comentário