"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

NOTAS AVULSAS DO JORNALISTA ILIMAR FRANCO

O voto evangélico

O candidato Eduardo Campos já começou a receber os primeiros informes sobre o peso da presença de Marina Silva como sua vice.
Em alguns estados, as intenções de voto no socialista chegam a triplicar nas pesquisas.
Eduardo dá a volta por cima nas regiões metropolitanas, onde é forte a penetração das igrejas evangélicas. Mantida a tendência, será vigoroso o embate na oposição.

Quem encarna a oposição? 

A pesquisa Ibope foi bem recebida no PSB. Na disputa pela bandeira da oposição, destacam que Eduardo Campos, com 11%, está acima de Marina Silva (9%) na mesma época em 2010. Enquanto isso, Aécio Neves, com 20%, figura muito abaixo do desempenho de José Serra (37%) em 2010. Ele está do tamanho de Geraldo Alckmin (19%) em 2006.
A presidente Dilma aparece no patamar dos que avaliam que seu governo é ótimo ou bom.
Seu crescimento depende da melhoria dessa avaliação. Mas consideram impressionante Dilma estar no mesmo nível de seu desempenho de 2010. Pois, naquela época, o país crescia a 7%, e o governo Lula tinha cerca de 80% de aprovação.


"Para aqueles que querem calar a Polícia Federal, é bom saber que existem 600 operações em andamento. A maioria com previsão de ser deflagrada ainda neste ano" 
Marcos Leôncio Ribeiro Presidente da Associação dos Delegados da PF.

O jeitinho
Na Copa, os motéis de várias capitais serão usados como hotel. O governo convenceu seus proprietários a cobrar diária, e não por hora. Mas a Justiça e o Ministério Público não flexibilizaram a proibição de crianças nesses estabelecimentos.

Yes, I want it
Os Estados Unidos terão um torcedor inesperado na Copa. O ministro Vinicius Lages (Turismo) quer os americanos na final, de preferência contra o Brasil.
Ele acredita que se isso acontecer, além do vice, Joe Biden, que já confirmou presença nos jogos, o presidente Barack Obama poderá também vir assistir àquela partida no Maracanã.

Onda de lançamentos
A presidente Dilma reforçará três programas-chave de seu governo na campanha da reeleição: o Minha Casa Minha Vida, o Pronatec e o Mais Médicos.
Nos dias que antecedem a Copa, serão anunciadas ampliações dessas iniciativas.

Levanta, sacode a poeira
A Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal, o fez renunciar ao governo em 2010. Mesmo assim, o ex-governador José Roberto Arruda (PR) lidera pesquisa para o governo de Brasília. No Instituto O&P, ele tem 23,9%, contra 16,2% do governador Agnelo Queiroz (PT) e 9,9% do senador Rodrigo Rollemberg (PSB).

Pela porta aberta
O PP anuncia seu apoio à presidente Dilma na semana que vem. Mas os diretórios regionais foram liberados. Hoje, em Porto Alegre, o tucano Aécio Neves vai ao lançamento de sua candidata ao governo estadual, senadora Ana Amélia (PP).
O corpo fora Sobre a posição da direção do PMDB do Rio a favor de Aécio Neves, o líder na Câmara, Eduardo Cunha, registra que não tem autorização para falar pelo PMDB fluminense. E que não vai ao ato do movimento suprapartidário pelo tucano.

O AMBIENTE MUDOU. Mas a esta altura, em 2010, Dilma tinha 36%, e os candidatos da oposição, 48%. A presidente só cresceu em agosto, com a TV.
 
26 de maio de 2014
Ilimar Franco, O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário