"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

ALGUMA COISA ACONTECE


Em quatro meses e uma Copa cheia de complicações pela frente tudo pode acontecer. Ainda mais se levarmos em conta a velocidade e o inusitado dos acontecimentos deste quentíssimo ano de 2014.
A última pesquisa do Ibope conta novidades. Mudanças de cenário ocorridas em poucas semanas. Considerando o histórico de desinteresse nesse período em eleições anteriores, a queda acentuada no porcentual de pessoas indecisas, dispostas a anular o voto ou simplesmente deixá-lo em branco, é a notícia mais auspiciosa.

Em abril último, esse grupo somava 37% dos pesquisados. Hoje são 24%. Os especialistas no tema atribuem esse fato às propagandas partidárias na televisão. Curtas, esporádicas e ainda em tom eleitoral quase subliminar devido a restrições legais. Só em agosto os candidatos estarão liberados para pedir votos de maneira explícita.

Por esse critério, da exposição, é de se supor que, ao contrário do esperado, o índice de abstenção possa ser mais baixo do que indicaria o desapreço em relação à política e seus personagens. Trata-se de uma impressão ainda a ser conferida. Se confirmada, a explicação desse sinal de interesse pode estar no despertar da consciência de que quanto menos importância o cidadão dá à política melhor para aqueles que fazem dela uma atividade deletéria.

Outra razão talvez seja o clima de disputa que pouco a pouco vem se estabelecendo e motivando as pessoas a participar. A antecipação da campanha tem a ver com isso e o derretimento da situação de favoritismo inamovível da presidente Dilma Rousseff também.

Ela continua na frente, com 40% das intenções. Mas aqueles eleitores que, na feliz expressão do analista José Roberto de Toledo, "desceram do muro", não subiram na caravana de Dilma. Os beneficiados foram seus principais adversários, Aécio Neves e Eduardo Campos.

A presidente voltou ao patamar de março. Ganhou três pontos em relação aos 37% registrados em abril. Isso representa um aumento de 8%. Aécio Neves tinha 14% e foi para 20%; cresceu, portanto, 43%. Eduardo Campos de 6% foi para 11%; não chegou a dobrar, mas aumentou seu capital em 83%.

Os números relativos à rejeição tampouco favorecem a presidente. Ficou estacionada em 33%, mas os dos oponentes caíram. Eram 25% os que diziam não votar em Aécio de jeito nenhum e agora somam 20%. Para Eduardo Campos, a queda da rejeição foi mais expressiva: de 21% para 13%.

Ou seja, vai ter competição. Será uma eleição disputada, de resultado imprevisível sem "cantatas" de vitória antes da hora, como aconteceu, por exemplo, com o PSDB em 2010, quando José Serra reinou olímpico no patamar acima de 40% por muitos meses enquanto Dilma lutava para alcançar os dois dígitos. Até que deslanchou.

Voltando às intenções de voto da presidente, há nela duas boas notícias: uma para o governo, outra para a oposição. Os eleitores de Dilma se mantêm firmes, não migraram para os adversários. Fosse isso, ela teria caído, e não subido. Sendo assim, sustentando o primeiro lugar, se arrefecem os ânimos do "volta, Lula" e ainda se contém a sanha de aliados cujo olfato é treinado para detectar aromas que determinam a hora de debandar.

Para a oposição, esses três pontos porcentuais são também preciosos nesse momento. Nem Aécio nem Campos querem que Dilma dispare nas pesquisas a ponto de consolidar uma decisão em primeiro turno. Mas nenhum dos dois gostaria de vê-la despencar para não correr o risco da troca de Dilma por Lula.

Para concluir, um dado inusitado da pesquisa: a presidente cresceu entre os mais ricos e Aécio, entre os mais pobres. Uma inversão de preferências nos públicos tradicionais de cada um, fenômeno que até agora não tem explicação convincente e só reforça a impressão de que alguma coisa acontece nessa peculiar eleição em que tudo pode acontecer.


26 de maio de 2014
Dora Kramer, O Estado de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário