"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 24 de maio de 2014

DESTA VEZ NEM MESMO A TV GLOBO ACREDITOU NO IBOPE




O comentarista Ricardo Froes chama atenção para um fato importante. Quem se der ao trabalho de ir no site do TSE para saber as informações sobre a pesquisa do Ibope verá o seguinte: “Data de registro: 17/05/2014″ e, mais embaixo, “Data de início: 15/05/14″.

“Como é que pode ter início no dia 15 e só ser registrada no dia 17?”, indaga Froes, cheio de razão.
Já o comentarista Virgilio Tamberlini diz que também é muito estranho que a pesquisa do Ibope tenha sido registrada no dia 17 e já no dia 18 tenha começado a vazar. “Dias antes dela ser apresentada, o próprio Estadão escreveu sobre os contratos do Ibope com o governo federal. O mais estranho ainda é que ontem a TV Globo, via Jornal Nacional, não tenha ‘passado recibo’, pois apresentou apenas os índices de aprovação ou não do governo”, assinala Tamberlini.

Conversei com Pedro do Coutto, que é um dos maiores especialistas em pesquisas eleitorais e em 1982 denunciou a manobra do Proconsult para derrotar Brizola na eleição do Rio de Janeiro. Coutto também estranhou muito o fato de o Jornal Nacional não ter noticiado a pesquisa eleitoral, limitando-se a citar os números sobre os índices de aprovação do governo.
Traduzindo: desta vez, nem mesmo a TV Globo acreditou no Ibope.

24 de maio de 2014
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário