Marcos Valério, Ramon Rollerbach e Cristiano Paz tiveram os valores das multas impostas pelo Supremo corrigidos para 10,9 milhões de reais
Laryssa Borges, de Brasília
Simone Vasconcelos e Kátia Rabelo (de chapéu claro) andam no 19 do Batalhão da Polícia
Militar do DF, que é parte do complexo do presídio da Papuda
- Daniel Vorley/Frame/Folhapress
A Vara de Execuções Penais (VEP) do Distrito Federal recalculou o valor das multas, atualizando as cifras. Com isso, a pena pecuniária de Valério, originalmente prevista em 3 milhões de reais, passou para 4,4 milhões de reais.
Além da multa, o operador do mensalão foi condenado a mais de 40 anos de cadeia e aguarda transferência para o presídio Nelson Hungria, em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte (MG).
Cristiano Paz, que tinha recebido multa de aproximadamente 2,5 milhões de reais, passa a ser obrigado a pagar 2,6 milhões de reais, enquanto Hollerbach teve multa reajustada de 2,79 milhões de reais para 3,9 milhões de reais.
A Vara de Execuções Penais também já calculou as multas a serem pagas pelo ex-presidente do PT José Genoino e pelo ex-deputado Valdemar Costa Neto (PT-SP), ambos condenados com outros 23 no julgamento do mensalão. No caso de Costa Neto, a multa passou de 1,08 milhão de reais para 1,6 milhão de reais.
Vaquinha – Enquanto Marcos Valério tem, segundo seus advogados, condição de pagar a multa imposta pela Justiça, a situação de Genoino é diferente. Familiares do ex-presidente do PT lançaram nesta quinta-feira um site para que sejam arrecadados recursos que ajudem o petista a pagar a multa de 667.513,92 reais. Genoino declarou à Justiça Eleitoral ter patrimônio de pouco mais de 170.000 reais.
Caso os mensaleiros não paguem as multas, eles terão seus nomes inscritos na dívida ativa da União. É possível que os condenados peçam o parcelamento dos valores.
Veja as setenças e multas aplicadas a cada mensaleiro
10 de janeiro de 2014
Laryssa Borges, de Brasília
Nenhum comentário:
Postar um comentário