"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

QUANDO SE TRATA DE AÉCIO NEVES, ESTADÃO CHEGA AO CÚMULO DE MENTIR E SE DESMENTIR NO PRIMEIRO PARÁGRAFO DA MESMA NOTÍCIA


Pedro Venceslau
 
Pedro Venceslau, jornalista, ex-diretor da União da Juventude Socialista, autor da reportagem. Alguma tendência pró Eduardo Campos, do PSB?
Vejam a que ponto chegou o jornalismo do decadente Estadão. Matéria veiculada na edição online tem o seguinte título:
"Aécio quer controlar alianças regionais para garantir engajamento nos Estados" 
No subtítulo, o jornal avança na explicação do teor da notícia:
"Provável candidato do PSDB ao Planalto, senador apresenta proposta para que acordos locais sejam submetidos ao comando nacional do partido; já governadores terão autonomia"
Agora leiam a afirmação descabida contida na primeira frase do primeiro parágrafo da matéria:
O senador mineiro Aécio Neves, provável candidato do PSDB ao Palácio do Planalto, decidiu promover uma intervenção no partido.
Que é desmentida pelo próprio repórter na segunda frase do mesmo parágrafo:
Aécio, que também é presidente nacional da legenda, disse ontem que apresentará na próxima reunião da direção tucana, na primeira semana de fevereiro, uma resolução determinando que todos os acordos estaduais para as eleições deste ano sejam referendadas pelo comando partidário.
Fica claro, na matéria, que o repórter não ouviu Aécio Neves para fazer afirmação grave. Bastaria ligar e perguntar: isto é ou não é uma intervenção? A verdade é que começa a ficar estreita a margem de manobra para que o Estadão "plante" notícias contra o candidato tucano. O partido agora tem comando. E ninguém contesta. A não ser o jornalista de plantão do Estadão.
O QUE AÉCIO EFETIVAMENTE DISSE:
"Todas as alianças estaduais terão que passar pela aprovação da Executiva Nacional do partido. O PSDB é um partido que tem um projeto de país. O PSDB tem a responsabilidade de um projeto nacional. É muito importante que as alianças regionais – obviamente que respeitadas as lógicas locais – atendam também às circunstâncias, aos interesses da aliança nacional. Obviamente, haverá a delegação para que a condução seja feita pelos diretórios estaduais, mas a homologação das alianças, das chapas estaduais, passará pelo crivo da direção nacional do partido. Isso já foi comunicado às diversas instâncias do partido, e nós estamos agora mergulhados exatamente na busca, auxiliando nossas instâncias estaduais a construir as melhores alianças possíveis." 
 
 
VEJAM AQUI O PERFIL DO JORNALISTA PEDRO VENCESLAU, QUE PRODUZIU A MATÉRIA NO ESTADÃO. 
 
10 de janeiro de 2014
in coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário