"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO

Poder de Sarney vai impedir que STF vote e Dilma decrete intervenção federal no Maranhão


 
O poder do imortal José Sarney não permitirá que o Supremo Tribunal Federal determine uma intervenção federal no estado do Maranhão – desgovernado por sua filha Roseana. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pode até pedir, assim que lhe convier. Mas, dificilmente, a maioria do STF vai comprar briga com Sarney. E, se aceitar, a decisão final ainda caberá à Presidenta Dilma Rousseff – grande companheira dos Sarney.
A petralhada pisa em ovos podres. Ironia divina é ver o ministro José Eduardo Cardozo – o mesmo que alegou preferir morrer a ser guardado em um presídio brasileiro – ser o enviado oficial da Presidenta Dilma para resolver o caos na Penitenciária de Pedrinhas. Mais infernal ainda é ver Roseana vetando o nome de Maria do Rosário, secretária dos Direitos dos Manos, como negociadora para conter as atrocidades nos superlotados e fétidos cárceres maranhenses – lugar perfeito para abrigar bandidos mais ilustres que infestam há séculos aquele estado.
Ironia máxima do destino é o PT não saber o que fazer diante de uma situação infernal que afeta o companheiro Sarney. Ainda mais porque o Maranhão dos Sarney é a cara do Brasil. Rico, porém pobre de políticos honestos. Por isso, intervenção, no Maranhão, dá o mesmo resultado de intervir no Inferno. O Diabo não morre, nem sai de lá e ainda fica bem na foto como mais fiel aliado da petralhada.
Por enquanto, os políticos da terra de Sarney podem ficar tranquilos. Como faltam duas mil e quinhentas vagas nos presídios maranhenses, pelo menos em tese, não há lugar disponível para abrigá-los, no curto prazo. Só no ano de 2013, pelo menos 50 presos foram mortos no Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Mas todos só ficaram chocados depois que três detentos foram decapitados no conflito de terça-feira passada. Mortes violentas apavoram a politicagem.
A crise entre os bandidos maranhenses serviu para chamar a atenção do mundo para a maneira como a família Sarney desgoverna o estado. Pelo menos agora, foi anunciado que até haverá licitações para a compra de lagosta, camarão, whisky do bom e outros luxos alimentares básicos para as festanças no Palácio dos Leões...
O imortal Sarney deve estar muito abalado com tudo que está acontecendo... Mas, para o governo Dilma, a crise maranhense é um alívio imediato... Assim o noticiário dá uma providencial esquecida (autocensurinha editorial) na fuga de dólares, na inflação, na falta de energia com a onda de calor, na alta de impostos, no desperdício de dinheiro das máquinas estatais e na corrupção que gera todos os problemas anteriores, agravando-se tudo com o espírito de “carneirinho burro” (royalties para o doutor Félix da novela global Amor à vida) do cada vez mais idiotizado povo tupiniquim. 
 
   
Nos tempos do Nini
Imagem do tempo em que General e Jornalista demonstravam coragem publicamente...
E imagina se houvesse condições  de mandar alguém com o estilo do Newton Cruz dar uma chacoalhada lá nas Pedrinhas...
Herói da papuda

 
Treinando
 
 
Mentirinha básica
 
 
Preparando para a Copa
 
Reportagem de Guillermo Galdos, para o Channel 4 inglês, mostra a preparação dos traficantes cariocas para gordos lucros na Copa de 2014 da Fifa. Será que eles precisam da liberação legal da venda de alguma droga – como deseja a Oligarquia Financeira Transnacional?

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.

10 de janeiro de 2014
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário