"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

FANTASMAGORICAMENTE, REAPARECE O "COMA ANDANTE"

Fidel reaparece em público pela primeira vez após nove meses de sumiço

(AFP - Getty Images)
(AFP – Getty Images)

Resistindo ao tempo – Fidel Castro reapareceu em público na noite de quarta-feira (8), durante a inauguração de uma galeria de arte em Havana. Registrada pela imprensa estatal, a aparição foi a primeira do ex-presidente cubano, de 87 anos, desde abril de 2013.

“Passadas as 21h e no 55º aniversário da entrada em Havana de Fidel à frente do Exército rebelde, o líder histórico da revolução chegou à oficina no bairro Romerillo de Playa e saudou artistas e moradores, que aplaudiram com emoção”, relata nesta quinta-feira o jornal oficial Granma.

A única fotografia oficial do ato foi divulgada no site Cubadebate. Nela, se vê o sanguinário ditador de costas, sentado numa cadeira e apontando com seu braço esquerdo para uma das obras da galeria. Um telejornal da TV estatal cubana exibiu uma reportagem com imagens de Fidel castro.



No vídeo é possível ver Fidel sentado e agasalhado conversando de bom humor com alguns convidados na galeria e com artistas. Ele não deu declarações à emissora.

Após deixar o poder em 2006, Fidel delegou o comando do país ao seu irmão Raúl, que em 2008 foi ratificado formalmente como presidente de Cuba. Desde então, o líder da revolução cubana realizou poucas aparições públicas. Seus artigos na imprensa estatal são cada vez mais raros. (Com agências internacionais)

10 de janeiro de 2014
ucho.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário