"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

DE VOLTA AO PASSADO. SE REELEITA, DILMA MUDA FÓRMULA DO SALÁRIO MÍNIMO

 
 
Esta é uma das medidas dadas como certas para conter os gastos públicos: acabar com os ganhos reais do salário mínimo. Segundo Nelson Barbosa, ex-número dois do ministério da Fazenda, " é possível e necessário [o mínimo] continuar aumentando em termos reais [acima da inflação].
Mas o ritmo tem que ser de acordo com a capacidade da economia." A regra atual, que corrige o mínimo de acordo com o crescimento do PIB e a inflação, acaba no ano que vem. 
"A melhor regra, do ponto de vista econômico, é aumentá-lo de acordo com o crescimento do salário médio." 
Na visão de Barbosa, esgotou-se o crescimento movido a ascensão dos mais pobres à classe média. "Não há mais tantas pessoas a serem incluídas. O modelo foi exitoso, mas os ganhos adicionais dessa política são menores."
 
(Com informações da Folha de São Paulo)
 
10 de janeiro de 2014
in coroneLeaks

Nenhum comentário:

Postar um comentário