"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

ERRO APENAS TEMPORAL E GEOGRÁFICO


 

James Hilton, escritor inglês escreveu em 1925, Shangri-la, Lost Horizon (Horizonte Perdido) criação literária que descreve um lugar paradisíaco nas montanhas do Himalaia, sede de panoramas maravilhosos e onde o tempo parece reter-se em ambiente de felicidade e saúde.

Outro escritor inglês, George Orwell, defensor do socialismo democrático, em 1945 lançou o romance satírico, A Revolução dos Bichos (título no Brasil) que relata o sonho de um porco em criar uma granja governada por animais sem a exploração do homem e concretiza-se com uma revolução.

Até surgiu uma língua própria  onde não se criou palavras novas, mas ocorreram "condensação" e "remoção" de algumas com o objetivo de restringir o escopo do pensamento. Uma vez que as pessoas não possam se referir a algo, isso passa a não existir.

Assim, por meio do controle sobre a linguagem, o governo seria capaz de controlar o pensamento das pessoas, impedindo que ideias indesejáveis viessem a surgir. Se analisarmos com atenção as obras desses dois escritores notaremos que os únicos erros cometidos por ambos foram apenas, temporal e geográfico.

O Shangri-lá de Hilton, segundo o discurso de final de ano, pronunciado pela dona Dilma, existe, e não está localizada nas montanhas do Himalaia, está na América do Sul, mais precisamente no Brasil.

Do romance de Orwell o governo do PT adotou a Novilíngua (Newspear no original) onde as palavras servem como engodo e falsificação da verdade. Não tenho dúvidas de que se esse partido continuar no governo por mais quatro anos os dicionários de  Houaiss, Aurélio e Michaelis serão recolhidos.

E mais, nesse governo, tem uma ministra arqueóloga fazendo escavações na cidade de São Borja para em seguida recolher os livros de História do Brasil.

02 de janeiro de 2014
Humberto de Luna Freire Filho é Médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário