"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

CIGARRO DO CAPETA

Estados Unidos: Colorado inicia venda legal de maconha para uso recreativo

maconha_05O Colorado se tornou na quarta-feira (1) o primeiro estado norte-americano a permitir a venda de maconha – já amplamente legalizada no país, porém apenas para fins medicinais.

A lei estadual que permite a posse, plantio e consumo recreativo privado de maconha para adultos foi aprovada em referendo no ano passado. A produção e venda da droga será legal e deverá recolher impostos com base em sistema semelhante ao que muitos estados dos EUA adotam para a venda de bebidas alcoólicas.

No primeiro dia do ano, as mais de 300 lojas licenciadas para vender maconha para uso recreativo já estavam em funcionamento. Ao abrirem as portas, elas entraram em um mercado sem precedentes na história dos Estados Unidos – o Colorado espera que o comércio em torno da droga gere US$ 578 milhões por ano, sendo US$ 67 milhões em tributos para o estado.

Os comerciantes na capital Denver esperam, por conta da novidade, uma grande demanda inicial. “Esperamos ter dois mil cigarros prontos quando abrirmos”, disse à agência de notícias Reuters Robin Hackett, dona de uma das lojas licenciadas.

A compra e o consumo estão liberados apenas para maiores de 21 anos, que terão que provar serem moradores do Colorado, o que permite a compra de 28 gramas do produto por vez. Os que vierem de fora do estado também poderão adquirir a droga, porém não mais do que sete gramas.
Washington será o próximo a legalizar

O próximo estado a legalizar será Washington, onde a lei já foi aprovada em referendo e deve entrar em vigor nos próximos meses. De acordo com a legislação federal, a maconha continua sendo ilegal nos EUA. Mas o governo Barack Obama já afirmou seguidas vezes que vai dar aos estados a liberdade para criar suas próprias diretrizes sobre o tema. Em 20 estados do país, o uso é permitido para fins medicinais.

A lei é também representativa para o continente americano, onde imperou nas últimas décadas uma combinação de proibição e repressão ao consumo – além do ferrenho combate a traficantes, sobretudo nas Américas Central e do Sul.

A legalização da venda da maconha no estado do Colorado para uso recreativo segue a linha do que já foi feito em alguns países da região. Em 10 de dezembro, o Senado uruguaio aprovou a legalização da produção e venda da droga no país, sob controle estatal. Na América do Norte, o México também estuda a possibilidade, enquanto o Canadá flexibilizou sua política de repressão ao usuário.

Em meados do ano passado, a Organização dos Estados Americanos (OEA) divulgou um estudo no qual incentiva a avaliação por parte dos países-membros de uma possível legalização da maconha como forma de combater o narcotráfico.

(Com agências internacionais)

02 de janeiro de 2014
ucho.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário