"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

ENQUETE PANORÂMICA

           ECONOMIA EM 2014– O PESSIMISMO DOMINA.

 
Enquete Panorâmica - economia em 2014 - resultado
 
 
Conforme prometido, este artigo vai comentar o resultado de nossa primeira enquete.
 
A pergunta pretendeu levantar o que o brasileiro espera para a economia neste novo ano.
E, como era de se esperar, dado ao fiasco crescente no qual a administração petista de Dilma & Cia vem se conformando, ano após ano, o pessimismo assombra o brasileiro em relação ao futuro de nossa economia para 2014.
 
Apenas 13% acham que a economia vai melhorar, graças aos eventos internacionais ou a ações do governo.
 
Já 23% acham que a economia vai permanecer estagnada e manter os mesmos moldes de crescimento fraco e alta inflação.
 
Contudo, a imensa maioria (64%) espera um ano pior do que 2013, com descontrole de gastos, alta da inflação e perdas para o trabalhador assalariado.
 
Esses dados não refletem uma pesquisa com respaldo científico, mas servem para dar uma mostra do que vai pela cabeça do brasileiro comum e de sua percepção bem diferente da economia do país, apresentada sempre como maravilhosa pelo governo petista.
 
O pior (e mais perigoso) de tudo parece ser a constatação, pelos institutos de pesquisa, de que o mesmo pensamento habita a mente do empresariado brasileiro. Afinal de contas é ele o responsável pelos maiores investimentos e pelo crescimento do país e, sem sua confiança, fica muito difícil garantir que o Brasil saia do atoleiro em que se enfiou elimine a grande ameaça que paira sobre todas as difíceis conquistas do Plano Real.
 
Se a Copa do Mundo não se converter verdadeiramente no “maná dos céus” que o governo vem apregoando há anos, a desilusão do cidadão somada a dos empresários pode resultar num desastre de proporções arrasadoras para nosso país.
 
O negócio e apostar no melhor, mesmo sentindo que a coisa pende muito mais para o pior do que gostaríamos de admitir.
E você, o que pensa disso?
 
17 de janeiro de 2014
visão panorâmica

Nenhum comentário:

Postar um comentário