"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

DÉFICIT COMERCIAL DA PETROBRAS SALTA 157,6% EM 2013, SEGUNDO O Mdic

As exportações da estatal encolheram 37,37% no ano, enquanto as importações avançaram 23,28%

 
Teminal Transpetro da Petrobras, em Barueri
Teminal Transpetro da Petrobras, em Barueri (Reinaldo Canato)

A combinação entre queda das exportações e alta das importações levou a Petrobras a amargar um prejuízo comercial de 25,716 bilhões de dólares em 2013, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic).

O número considera apenas as operações realizadas com o CNPJ da Petroleo Brasileiro S A Petrobras, empresa que concentra grande parte das transações comerciais realizadas pela estatal no exterior.

Os números do Mdic mostram que o déficit da estatal petrolífera saltou 157,6% em relação a 2012, quando o resultado ficou em 9,983 bilhões de dólares.

As exportações da estatal encolheram 37,37% no ano e totalizaram 13,847 bilhões de dólares. Por isso, a diferença para a líder do ranking dos maiores exportadores do país, a Vale, cresceu ainda mais no decorrer de 2013. A Vale teve expansão de 3,65% em igual base comparativa, totalizando 26,504 bilhões de dólares.

Leia também:

Petrobras terá plano de demissão voluntária para 8,5 mil funcionários


Importações - As importações, por outro lado, cresceram 23,28% em 2013, para um total de 39,563 bilhões de dólares. Com isso, a companhia respondeu sozinha por mais de 16% de todas as compras externas realizadas pelo Brasil em 2013, segundo o Ministério. A variação é explicada principalmente pela necessidade enfrentada pela estatal de comprar combustíveis no mercado externo para atender a demanda interna.
Os casos mais emblemáticos são as compras de gasolina e diesel, cuja variação dos preços no mercado internacional foi praticamente absorvida pela estatal. 

A dimensão dos números de importação da Petrobras pode ser feita a partir dos resultados da Samsung, a segunda maior importadora de 2013.
A fabricante de eletroeletrônicos importou 3,848 bilhões de dólares entre janeiro e dezembro, praticamente um décimo do resultado da estatal petrolífera.

Leia também:

Captação em euros terá impacto de US$ 5 bi na dívida da Petrobras 
Reservas provadas no pré-sal cresceram 43%, diz Petrobras 
Petrobras nega venda de participação em Libra para empresa indiana  


Controladas - Os dados não incluem as vendas feitas por controladas da Petrobras com outro CNPJ, caso da Petrobras Distribuidora. A companhia ocupou a 36ª posição no ranking, com venda externa de 1,157 bilhão de dólares. O montante é 7,75% inferior ao total de 2012.

O ranking das 250 maiores exportadoras do país, divulgado anualmente pelo Mdic, também conta com a Petrobras Logística de Exploração e Produção, na 244ª posição. As vendas externas da empresa somaram 116,953 milhões de dólares entre janeiro e dezembro, retração de 32,11% ante o mesmo intervalo de 2012.

O déficit da 'conta petróleo', a diferença entre as exportações e importações da Petrobras no ano, foi o que mais impactou a balança comercial brasileira, que encerrou 2013 com déficit de 2,561 bilhões de dólares, o pior em 13 anos.

17 de janeiro de 2014
Veja
(Com Estadão Conteúdo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário