"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

CHINA TRAPACEIA EM RANKING DO PISA 2012, SEGUNDO A REVISTA "TIME"

País estaria manipulando dados enviados à pesquisa de ensino. Segundo resultados divulgados nesta terça, estudantes chineses são os melhores em Matemática, Leitura e Ciências
Os chineses continuam no topo do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), que avaliou 510 mil estudantes de 15 anos em 65 países nas áreas de Matemática, Leitura e Ciências. A cada ano, o país avança nos resultados, enquanto nações que tradicionalmente se destacavam recuam. Entretanto, uma polêmica levantada pela “Time” lança dúvida sobre o desempenho. Segundo reportagem da revista, a China estaria trapaceando na avaliação.
 
De acordo com a revista, diferentemente de países como EUA, Rússia, Alemanha e Brasil, a China não participa do ranking com dados gerais, mas referentes a uma elite de estudantes. O país só compartilha a pontuação de Xangai no Pisa. Além disso, Hong Kong, que é uma região autônoma da China, envia seus próprios dados.
 
Conforme a revista, estudantes de Xangai e Hong Kong são muito mais bem educados do que as outras partes da China e, por isso, não refletem necessariamente a realidade da nação. O site americano “Slate” ouviu o especialista Tom Loveless sobre o caso. Ele afirmou que "aproximadamente 84% dos formandos em escolas de ensino médio em Xangai chegam à universidade, contra 24% em escala nacional".



04 de dezembro de 2013
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário