"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

ANDRÉ ESTEVES QUER ENTRAR NO BANCO VOTORANTIM, QUE ESTÁ DE NOVO TECNICAMENTE FALIDO

 

A imprensa especializada em finanças noticia que André Esteves pretende comprar o Banco Votorantim (BV) e, assim, tornar-se sócio do Banco do Brasil neste empreendimento, já que o BB, através do programa “Bolsa Banqueiro”, sempre à disposição da banca pelos governantes, socorreu o BV em 2009, quando as apostas daquele banco no mercado financeiro o deixaram em maus lençóis.

A informação é que a cúpula do BB não aguenta mais os eternos prejuízos do BV.
Ora, contem outra, pois já associaram-se ao Banco Votorantim  sabendo que se tratava de um banco quebrado.
O que está por trás dessa operação misteriosa logo se saberá, mas o BB dizer que está descontente com as “decisões equivocadas” do BV não reflete a realidade.

Em 27/02/2013 esta Tribuna informou que BB e BV estavam lançando em fundo imobiliário em comum e no portfólio do produto financeiro registrado na Bovespa ainda constava que BB e BV formavam uma bonita parceria estratégica.

A parceria avançou e muito, pois o fundo imobiliário tem comprado imóveis que são ou  serão locados ao BB, inclusive tem comprado imóveis que já eram de propriedade do BB, até mesmo edifícios inteiros.
Ou seja, de devedor o BV passou a ser, através do mencionado fundo de investimento, coproprietário de edifícios e agências do BB. Os dois bancos constituíram, inclusive, uma nova empresa,  a Patrimonial Fundo de Investimento Imobiliário, administrada, por incrível que pareça, pela Votorantim Asset Management DTVM.
Para quem estava falido, nada mal… Portando, BB e BV estão, cada vez mais, juntos e misturados.

MAS POR QUÊ?

Outra parte misteriosa da estória é a vontade de André Esteves em adquirir o BV. O grande  investidor já é sócio da Caixa Econômica Federal, através do Banco Pan, extinto Banco
PanAmericano do apresentador Silvio Santos, que também ganhou uns bilhões no “Bolsa-Banqueiro” do governo petista e passou o mico pra frente. André Esteves interessou-se em comprar o banco falido, associando-se à CEF, claro.

Diz a mídia corporativa que o BTG de André Esteves vem reorganizando o Banco Pan, “com mais dificuldade do que esperava no início”.

Descontente com os dissabores encontrados na parceria com a CEF, André Esteves quer “sofrer” também com as dificuldades do Banco Votorantim, associando-se ao BB, claro. Quer ser “parceiro estratégico” de dois gigantes estatais do mercado financeiro em empreendimentos problemáticos e deficitários, mas que já levaram alguns bilhões do governo para seus ex-proprietários.

Ironia das ironias, onde André Esteves perdeu dinheiro foi com a EBX de Eike Batista, ou seja, com a iniciativa privada. Certeza de lucro mesmo, nossa burguesia só tem é com o Estado.

###

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGO Banco Votorantim foi avalista de uma mega operação de Eike Batista junto ao BNDES. Ou seja, está tecnicamente quebrado, de novo. (C.N.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário