"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

FALTA GÁS DE COZINHA EM CINCO ESTADOS DO PAÍS. CRISE DE DILMA É BRABA

A Abragás (Associação Brasileira das Revendedoras de Gás LP) informou que há falta de gás de cozinha em São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
O problema se deve à manutenção de uma refinaria em São José dos Campos (SP). O abastecimento de gás encanado não foi afetado.
 
"Houve um desencaixe no fornecimento da Petrobras. As distribuidoras estão recebendo, em média, entre 60% e 70% da necessidade", afirmou José Luis Rocha, presidente da entidade.
 
"Não queremos causar pânico aos consumidores, mas estamos racionando sim o GLP em alguns lugares. Quem estava acostumado a comprar três, quatro botijões está levando só um", completou. De acordo com a Abragás, cerca de 95% dos lares brasileiros usam GLP.
 
Segundo sete revendedores ouvidos pela reportagem na capital paulista, os distribuidores do produto estão entregando bem menos do que o esperado desde segunda-feira.
 
Na zona oeste da cidade, por exemplo, o funcionário de uma revendedora afirmou que recebeu apenas metade da quantidade necessária para atender seus clientes.
 
O abastecimento é diário, mas hoje nem houve entrega. "Atendemos de 700 a 800 clientes por dia. Com o estoque que temos, não vamos conseguir atender um terço disso", relatou o funcionário.
 
Na zona norte da capital, o funcionário de uma revenda relatou que recebeu 70% do volume solicitado. "Estou vendendo 30% menos por dia devido ao problema no abastecimento", afirmou.
 
De acordo com o Sindigás (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo), as empresas estão trazendo o produto de várias partes do país para contornar a situação. A entidade representa seis distribuidores de GLP, que detêm cerca de 90% do mercado.
 
"O sindicato espera que, no prazo máximo de dois dias, essas dificuldades já estejam solucionadas graças ao esforço coletivo das distribuidoras", afirmou em nota.
 
REFINARIA
 
A Petrobras afirmou que o suprimento de GLP em São Paulo e no Paraná será normalizado com a chegada do produto importado nesta semana, conforme previsto no plano de suprimento apresentado às companhias distribuidoras e à ANP (Agência Nacional do Petróleo).
 
A estatal não comentou sobre o abastecimento nos outros Estados.
 
Questionada, a empresa também não explicou por que a parada programada para manutenção na refinaria Henrique Lage, em São José dos Campos (SP), provocou a falta de gás de cozinha.
 
A ANP afirmou em nota que "está monitorando a situação, que deverá ser regularizada até semana que vem". O GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) é um subproduto do petróleo, fabricado nas refinarias, ao contrário do gás natural, que pode ser encontrado junto ou separado do petróleo nos reservatórios em terra ou no mar.

11 de outubro de 2013
DENISE LUNA e VIVIAM NUNES - Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário