"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

AONDE FOI PARAR O "MINISTÉRIO" DE SÉRGIO CABRAL? (SERIA O MINISTÉRIO DO GUARDANAPO?)


Quando anunciaram que o governador serginho cabralzinho filhinho seria ministro, deixaria o cargo logo no início de 2014, perguntei aqui: “E Dona Dilma terá coragem de nomeá-lo com essa campanha incessante das ruas contra ele?”
 
Agora, sem ser oficial, mas soprando ao mesmo tempo do Planalto e do Alvorada, ventos carregam o ministério do ainda governador. Faltou coragem a Dona Dilma. E os próprios petistas do Estado do Rio dizem NÃO à nomeação. Se Cabral sair, assume Pezão. Fica um pouco mais forte, só que não ganha.
 
CABRALZINHO NA FRANÇA
 
Seu plano inicial, pessoal e fundamental: ser embaixador em Paris. Sairia antes do prazo para a desincompatibilização, iria para a Europa, ficaria até o fim de 2016 ou início de 2017. Uma ideia fantástica.
 
Chegou a falar com Dona Dilma. Mas veio o 6 de junho, o “Fora Cabral”, repercussão muito maior do que a farra dos guardanapos, também em Paris. Voltaria perto da sucessão de 2018, cheio de possibilidades, a palavra usada por Dona Marina.
 
OS BANQUEIROS DO BICHO E O AI-5 DA DITADURA, 1968
 
Todos os grandes senhores do Rio que enriqueceram com o jogo do bicho foram presos em 1968, no AI-5. Eram 12, liderados pelo mais importante, Castor de Andrade. Mas na verdade não foi prisão ou perseguição, apenas um artifício, engendrado, autorizado e comandado pelo próprio “presidente” Geisel.
Todos foram mandados para aquele lugar maravilhoso, sonho dos turistas e da elite empresarial do Rio. Só que quase todos esses “banqueiros” tinha mansões na Ilha Grande, continuaram a mesma vida confortável de sempre. Só não podiam sair de lá.
 
E por que protestariam, se passavam férias, voluntariamente, lá? Uma das farsas da ditadura: esses “banqueiros” não eram adversários ou contestadores. E sim aliados e subalternos, que é mais pejorativo do que submissos. Do ponto de vista idiomático, estavam acima dos donos dos jornalões.

11  de outubro de 2013
Helio Fernandes

2 comentários:

  1. Na minha opinião, o governador Sérgio Cabral daria, sim, um bom ministro. Lembrando que suas ações como governador, boas ou ruins, nada tem a ver com suas funções como ministro. Super apoiado!

    ResponderExcluir
  2. Eu só queria entender... Creio que não se trata do cargo público a ser exercido, mas do que se faz no cargo público, seja governador ou ministro. Se o ilustre anônimo absolve o "guardanapo" e o sr. Cavendish e as 'maracutaias' do empreiteira Delta, além de outros "mal feitos do "guardanapo", como o uso de helicópteros para fins familiares e pessoal, então tudo bem! Como ministro, ele poderá fazer muito mais...
    Parabéns pelas boas informações que você tem obtido. Devem ser secretíssimas... O Brasil precisa conhece-las...

    ResponderExcluir