"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

CASA DA MÃE JOANA


 
 
“Casa da Mãe Joana” é uma expressão popular que significa "o lugar onde todos mandam", sem organização, onde cada um faz o que quer.
 
A expressão  teve origem no século XIV. Foi criada graças a Joana I - rainha de Nápolis e condessa de Provença, que viveu entre 1326 e 1382. Teve uma vida conturbada e em 1346 mudou de residência para Avignon, na França. Alguns autores afirmam que esta mudança ocorreu porque Joana se envolveu em uma conspiração em Nápoles que resultou na morte de seu marido André, enquanto outros indicam que Joana foi exilada pela Igreja por viver de uma forma sem regras e permissiva.
Em 1347, quando tinha 21 anos, Joana normatizou os bordéis da cidade onde vivia refugiada. Criou certas regras para impedir que alguns frequentadores agredissem as prostitutas e saíssem sem pagar. Para as meretrizes, Joana era como uma mãe e por isso os bordéis eram conhecidos como "casa da mãe Joana". Em Portugal, a expressão paço-da-mãe-joana era um sinônimo de prostíbulo.
A expressão chegou ao Brasil. Mas como "paço" não é uma palavra comum, foi mudada para "casa". Assim, a expressão "casa de mãe Joana"  passou a significar o lugar onde cada pessoa faz o que bem entende, sem respeitar nenhum tipo de normas.
Qualquer semelhança com o Brasil não é mera coincidência...
 
08 de outubro de 2013
Nelson Bruni é Médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário