"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 15 de maio de 2017

AVALIAÇÃO POLÍTICA POSITIVA DEPENDE DE FATOS CONCRETOS, NÃO DE FANTASIAS



É isso: avaliação política positiva de um governante depende do conteúdo de fatos concretos que ele tenha acionado no sentido social coletivo. Reportagem de Eduardo Barreto e Polyana Bretas, O Globo edição de sábado, mostra o presidente Michel Temer comparecendo a uma Agência da Caixa Econômica Federal em Brasília e na condição de um correntista comum, acompanhando junto a um caixa eletrônico o saque de FGTS que uma correntista estava fazendo.

Foi assim que a publicidade oficial o focalizou para ilustrar a liberação de contas do FGTS para uma rodada de saques. A matéria acentua terem sido liberados 16,6 bilhões de reais, mas seus efeitos práticos foram considerados tímidos como fator de propulsão econômica. Na próxima semana haverá novas liberações até o total de 43,6 bilhões.

IMAGEM NEGATIVA – A comunicação oficial para por aí e não será esse tipo de informação jornalística que vai mudar a imagem negativa do governo atual. Afinal de contas, a mais recente pesquisa do Datafolha revelou uma impopularidade de Temer da ordem de 61%, e uma aprovação de apenas 9 pontos. Diferença muito grande para ser coberta por atos isolados que procuram dar a ideia de que o presidente da República é uma pessoa comum, do povo, e que abre mão dos privilégios do cargo.

Mas não é esse tipo de atitude que vai sensibilizar a opinião pública, principalmente às vésperas das reformas da CLT e da Previdência Social, as quais obviamente vão retirar direitos atualmente existentes. O governo somente poderá perder mais pontos do que aqueles que já perdeu antes das duas modificações legais.

A reforma da Previdência é mais profunda do que a trabalhista, isso porque refere-se aos dias de hoje e ao futuro distante ou não do horizonte dos servidores públicos e trabalhadores de modo geral.

QUORUM MAIOR – A dificuldade da reforma previdenciária é maior porque exige emenda constitucional, ou seja, 308 votos na Câmara Federal e 54 votos no Senado, em duas votações em cada uma das casas do Congresso. Para aprovar a emenda, o Palácio do Planalto vem se empenhando a fundo recorrendo à concessões fisiológicas em troca de votos parlamentares. Tanto assim que o presidente Michel Temer, em entrevista a O Globo sustentou que aqueles que não votam com o governo não podem querer participar do governo.

Deixou claro o sentido de suas declarações transportando-as numa nuvem de ameaça. Logo a ameaça encontra-se nitidamente proporcional à dificuldade com a qual o Planalto se defronta. Evidentemente da atitude se depreende o sentido de sua impopularidade, uma vez que, se não fosse a troca de benefícios, a Emenda Constitucional jamais seria aprovada.

As classes trabalhadoras e do funcionalismo público vão sofrer as consequências do esforço despendido pelo governo e enfiado pela garganta dos deputados e senadores. Porém a maior pressão, é claro, atinge os assalariados. E com isso o Executivo não pode querer receber em troca a aprovação e a popularidade. Não adianta posar para fotos em agência bancária. Afinal de contas, o que têm os trabalhadores e servidores públicos com esse ato. A popularidade exige fatos concretos que ajudem as pessoas a viver.


15 de maio de 2017
Pedro do Coutto

Nenhum comentário:

Postar um comentário