"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

NOTA DE JANAÍNA PASCHOAL SOBRE O ACIDENTE COM TEORI ZAVASCKI



Janaína Paschoal comenta o acidente que vitimou o ministro do Supremo Teori Zavascki, e sua necessidade premente de investigação.

A regra de que acidentes aéreos devem ser investigados em sigilo se deve à ideia de que é melhor prestigiar a prevenção à punição. Mas essa regra vale para situações normais. 
Quando um Ministro do Supremo Tribunal Federal, responsável pela mais importante investigação policial do país, morre em queda de avião sabidamente seguro, a regra geral deve ser afastada. Faz-se necessário verificar se o acidente não fora provocado. 
O Brasil tem direito a acompanhar essa apuração. O trabalho do Ministro era parte do necessário processo de depuração, que o país está atravessando. E precisa continuar! Sinto por todas as vítimas e suas famílias e sinto pelo país.
19 de janeiro de 2017
senso incomum

Nenhum comentário:

Postar um comentário