"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

AUTORIDADES DOS TRÊS PODERES LAMENTAM A MORTE DO MINISTRO TEORI ZAVASCKI

DEPUTADOS, SENADORES E COLEGAS MAGISTRADOS LAMENTAM O ACIDENTE
DEPUTADOS, SENADORES E COLEGAS MAGISTRADOS LAMENTARAM O ACIDENTE COM O MINISTRO DO STF


A morte do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, num acidente aéreo na tarde desta quinta-feira (19), chocou e entristeceu diversas atuoridades, de todos os cantos da República. Veja abaixo as manifestações sobre a morte do ministro do STF.

Câmara dos Deputados

Rodrigo Maia (DEM-RJ), Presidente da Câmara dos Deputados - "Sob grande impacto e consternação recebi a informação da morte do ministro Teori Zavascky. O ministro engrandeceu o Supremo Tribunal Federal com uma postura firme, discreta e justa. Neste momento, em nome da Câmara dos Deputados, dirijo meus pensamentos e orações aos familiares e aos milhares de brasileiros que compartilham o sentimento de grande tristeza."

Deputado Pauderney Avelino (DEM-AM) - O líder do Democratas na Câmara, deputado Pauderney Avelino (AM), lamenta profundamente o falecimento do Ministro Teori Albino Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, na tarde desta quinta-feira (19) e presta sua solidariedade aos familiares e amigos neste difícil momento.

Senado Federal


Senador Aécio Neves (PSDB-MG) - Estou profundamente impactado com a tragédia que envolveu o ministro Teori e outros passageiros do mesmo voo. O Brasil tem uma grande dívida de reconhecimento e gratidão com o ministro pela forma equilibrada e responsável com que ele conduziu um dos momentos mais difíceis da história do país. Ele honrou a cadeira que ocupou na nossa mais alta Corte. Os meus profundos sentimentos às famílias de todas as vítimas.

Senador Agripino Maia (DEM-RN) - A Nação consternada lamenta a tragedia que vitimou o ministro Teori Zavascki. A Suprema Corte perde uma referencia que o Brasil vê como modelo de equilíbrio e saber jurídico. À família enlutada ,meus mais sentidos votos de pesar.

Senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) - "É com profundo pesar que recebo a notícia desse terrível acidente com o ministro Teori Zavascki. É preciso respeitar a dor dos familiares e amigos das vítimas. Minhas orações e que Deus conforte a todos. Teori foi um grande homem público que ganhou o respeito de toda a sociedade brasileira pela maneira austera, competente e equilibrada com a qual pautou as suas decisões, mesmo nas situações mais delicadas desse país. É uma grande perda".

Senador Paulo Bauer (PSDB-SC) - É com profundo pesar que recebo a notícia do trágico falecimento do ministro Teori Zavaski. Teori fazia um trabalho de excelência no Supremo Tribunal Federal e na relatoria dos processos da Operação Lava Jato. Que a sua atuação idônea e o seu trabalho sério contra a corrupção, sirvam de exemplos para o país. Para que possamos ter um combate sério à corrupção. O Brasil perde um grande homem público. Deixo meus sentimentos à família e o desejo de que Deus os conforte nesse momento de tristeza e pesar.

Senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) - Morreu um grande brasileiro, de espírito republicano. Um dos melhores juristas do país e um dos melhores ministros do Supremo Tribunal Federal. A condição do Ministro Teori Zavascki, por ser membro do STF e relator da Lava-jato, a maior operação de combate à corrupção do país, exige uma investigação detalhada, célere e independente do ocorrido. Estou apresentando ainda hoje um requerimento para a convocação da Comissão Representativa do Congresso Nacional além de uma comissão de investigação externa. A memória de Teoria Zavascki deve ser honrada não apenas com o pranto sincero de todos os brasileiros, mas também com a homologação imediata das delações premiadas, com avanço das investigações que devem redundar em novas práticas políticas, como o Brasil exige.

Presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) - É com extremo pesar e perplexidade que recebo a notícia da morte do ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, na tarde desta quinta-feira. Professor de Direito Civil, Teori foi ainda desembargador da Justiça Federal e ministro do Superior Tribunal de Justiça. No cumprimento de seu trabalho sempre se destacou pela seriedade, brilhantismo e tranquilidade na defesa do Poder Judiciário e de todas as instituições brasileiras. Trata-se de um magistrado que ganhou respeitabilidade pelo senso de justiça, legalismo, equilibrio e devoção às leis. O Brasil, a sociedade e o mundo juridico perdem um de seus maiores expoentes. Em nome do Congresso Nacional, manifesto minhas condolências à família e rogo pelo rápido esclarecimento das causas desse trágico acidente.

Senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) - Uma família perde um pai dedicado. O Brasil perde um juiz, honrado. Uma tragédia que abala e consterna, mas que, no exemplo deixado, nos fortalece ao compromisso por um Brasil melhor. Nossas condolências também para as famílias das demais vítimas, ainda não reveladas. Na dor deste momento, a força para superar a perda e a coragem de seguir em frente.

Supremo Tribunal Federal

O ministro Marco Aurélio Mello se disse chocado. "Sinto muito a morte do colega e, acima de tudo, do amigo". Mello definiu o colega como reservado e completamente dedicado ao ofício. "Era um homem que se relacionava com todos de uma forma muito positiva. Foi uma surpresa para todos, uma perda muito grande", afirmou.

Ministério Público

Rodrigo Janot, PGR - O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, lamenta o falecimento do ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki nesta quinta-feira, 19 de janeiro. Segundo Rodrigo Janot, Zavascki honrou o papel de magistrado, ao atuar de forma ética, isenta, discreta e extremamente técnica durante toda sua carreira. Na relatoria da Operação Lava Jato no STF, o ministro não hesitou em adotar medidas inéditas para a Suprema Corte, a pedido do Ministério Público Federal. "É inegável e inquestionável a grande contribuição que o ministro Teori Zavascki deu ao Estado Democrático de Direito Brasileiro a partir de sua atuação como magistrado", lamentou Janot.

Juiz federal Sérgio Moro


Tive notícias do falecimento do Ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki em acidente aéreo. Estou perplexo. Minhas condolências à família. O ministro Teori Zavascki foi um grande magistrado e um herói brasileiro. Exemplo para todos os juízes, promotores e advogados deste país. Sem ele, não teria havido a Operação Lava Jato. Espero que seu legado, de serenidade, seriedade e firmeza na aplicação da lei, independente dos interesses envolvidos, ainda que poderosos, não seja esquecido.

Associação de juízes federais - Ajufe

Os juízes federais brasileiros estão consternados com a prematura morte do ministro Teori Zavascki. O Supremo Tribunal Federal e o Brasil perdem um magistrado culto, sério, honesto e cumpridor de seus deveres. Diante das altas responsabilidades a ele atribuídas, em especial a condução dos processos da Lava Jato no STF, é imprescindível a investigação das circunstâncias nas quais ocorreu a queda do avião em que viajava.

Ex-presidente cassada Dilma Rousseff - É com imenso pesar que recebo a notícia da trágica morte do ministro Teori Zavascki. Hoje perdemos um grande brasileiro. Como juiz e cidadão, Teori se consagrou como um intelectual do Direito, zeloso das leis e da Justiça. Tive o privilégio de indicá-lo para ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), com ampla aprovação do Senado. Desempenhou esta função com destemor como um homem sério e íntegro. Lamento a dor da família e dos amigos, recebam meus sentimentos de pesar e respeito



19 de janeiro de 2017
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário