"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

ESTÁ TUDO ERRADO, MAS A REFORMA POLÍTICA CONTINUA SENDO DESPREZADA


Resultado de imagem para reforma política charges
Charge do Flávio, reprodução do Arquivo Google
Cansei dessa conversa fiada de que o Sul Maravilha já tem o poder econômico e então nós, coitadinhos do Nordeste, deveríamos ter o poder político para compensar. Isso é o poder? É a modernidade? Quero deixar claro aqui que não tenho preconceitos de raça, cor, gênero ou região do país, mas os representantes políticos, em geral, são de péssima qualidade hoje em dia, e os das regiões menos favorecidas do Brasil conseguem ser ainda piores.
Mesmo com uma super-representação e levando bilhões de reais através dos Fundos de Participação dos Estados e/ou Municípios, Finor, Banco do Nordeste etc., nunca acabaram com a miséria e o analfabetismo no Norte/Nordeste. E inacreditável que Natal, por exemplo, tenha uma Arena das Dunas, mas não tenha sequer um Instituto Médico-Legal.
COMEÇAR DO ZERO – Temos que acabar com tudo que aí está e começar do zero. Por que o voto de um paulistano (São Paulo é a maior capital nordestina do país, deve-se lembrar) vale 36 vezes menos que um voto de um acreano? Somos todos brasileiros! “One man, one vote” –  ou seja, um homem um voto.
Essa distorção é uma palhaçada que se consolidou com os militares, pois a Arena reinava onde o povo era menos esclarecido e teve seu auge com o Ribamar (Sarney) transformando territórios em estados. com 3 senadores cada.
VOTO DISTRITAL JÁ – Me referi acima à eleição para representantes da Câmara dos Deputados. Esclareço que sou pelo fim das coligações, defendo o voto distrital, o fim do voto obrigatório, a mudança na representação por estados (número de representantes mínimo e máximo), inclusive diminuindo o número total de deputados.
No Senado (por mim, seria sistema unicameral), a diminuição do período do mandato, pois 8 anos é tempo demais. Defendo também a redução do número de senadores por estado e a suplência ficaria para o segundo mais votado. Faltando também o segundo, assumiria o terceiro mais votado e assim por diante.
Temos que mudar muita coisa. Hoje o estatuto do partido (qualquer um deles diz ser contra algum tema e o parlamentar eleito vota em desacordo ao que dizem as normas da legenda e nada lehe acontece. Não pode ser assim, pois muitos eleitores votam só nos partidos e não em candidatos. A meu ver, está tudo errado.

19 de janeiro de 2017
Jose António Perez Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário