"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

MORTE DE TEORI ZAVASCKI PARALISA A LAVA JATO E OUTROS 7 MIL PROCESSOS


Resultado de imagem para teori zavascki
Zavascki é relator das questões da Lava Jato
Confirmada a morte do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), no acidente com um avião que caiu em Paraty, no Rio de Janeiro, o regimento da corte não prevê que os processos de sua competência sejam transferidos a outro ministro.
O artigo 38 do Regimento Interno do Supremo diz o seguinte, em seu item IV, alínea a, que o relator, em caso de aposentadoria, renúncia ou morte, será substituído “pelo ministro nomeado para a sua vaga”.
Teori é o relator da operação Lava Jato no Supremo. Ele estava de férias, mas decidira interrompê-las para retomar o trabalho na relatoria das ações referentes à Operação Lava Jato. Sua atividade prioritária seria a homologação da delação premiada dos 77 executivos da Odebrecht, entre os o atual presidente Emilio Odebrecht e o filho Marcelo.
CONFIRMAÇÃO – A morte do ministro foi confirmada pelo filho Francisco Zavascki. Isso significa que ficarão automaticamente paralisados cerca de 7 mil processos e inquéritos que se encontram no gabinete dele na condição de relator, inclusive todas as questões referentes a envolvidos na Operação Lava Jato que dispõem de foro privilegiado na Suprema Corte.
Até que o presidente Michel Temer indique um novo ministro e sua escolha seja confirmada após sabatina no Senado Federal, os processos relatados por Zavascki permanecerão inconclusos, como se diz no linguajar jurídico.

19 de janeiro de 2017
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário