Charge do Amarildo (amarildo.charge.worldpress.com) |
O marqueteiro do PT João Santana foi um dos beneficiários diretos da “estrutura criminosa” que contou com a participação ativa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. É o que afirmam quatro procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato, sobre o esquema montado por empreiteiros, políticos e agentes públicos, que desviou pelo menos R$ 6 bilhões da Petrobrás durante os mais de 10 anos de funcionamento.
“Nesse arranjo, os partidos e as pessoas que estavam no Governo Federal, dentre elas Lula, ocuparam posição central em relação a entidades e indivíduos que diretamente se beneficiaram do esquema”, registra manifestação de 70 páginas do Ministério Público Federal, que defende a competência do juiz federal Sérgio Moro para julgar o ex-presidente.
“João Santana, publicitário responsável pela campanha presidencial de Lula em 2006, recebeu dinheiro oriundo do esquema”, informam os procuradores da República Julio Noronha, Jerusa Viecili, Roberson Pozzobon e Athayde Costa, na manifestação do dia 3.
DELAÇÃO PREMIADA – Marqueteiro das campanhas da presidente afastada Dilma Rousseff, em 2014 e 2010, e de Lula, em 2006, Santana e sua mulher e sócia, Mônica Moura, são réus em dois processos, que estão em fase final, na Justiça Federal, em Curitiba. Presos desde fevereiro, eles foram soltos por Moro, nesta segunda-feira, após passarem a colaborar. O casal negocia delação premiada com a Procuradoria Geral da República (PGR).
Diante de Moro, ao serem ouvidos como réus nas ações penais, o casal de marqueteiros do PT confessou ter recebido recursos de caixa 2 do PT, referente a dívida de US$ 5 milhões da campanha presidencial de 2010. Os dois negaram saber que o dinheiro era de corrupção.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Se o dinheiro não fosse oriundo de corrupção, eles teriam sido pagos no caixa um e não no caixa dois. Portanto, se insistirem em alegar que não sabiam a origem do dinheiro, pensando em enganar o juiz Sérgio Moro, não haverá delação premiada, Santana e Mônica vão pegar uma bela cadeia por lavagem de dinheiro e outros crimes. (C.N.)
06 de agosto de 2016
Ricardo Brandt, Julia Affonso, Fausto Macedo e Mateus Coutinho
Estadão
Nenhum comentário:
Postar um comentário