"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 6 de agosto de 2016

PARA EVITAR VAIAS, TEMER NÃO APARECEU NO INÍCIO DA FESTA PARA ABRIR A OLIMPÍADA


Uma belíssima festa, bem de acordo com a criatividade brasileira


Como sempre acontece, o Brasil faz questão de inovar em tudo, nossa criatividade realmente não tem limites. Desta vez, na abertura da Olimpíada, não podia ser diferente. Pela primeira vez, os Jogos Olímpicos são realizados como dois chefes de estado simultâneos – o presidente em exercício Michel Temer e a presidente afastada Dilma Rousseff.

Bem, para evitar ser vaiada, a ainda presidente Dilma preferiu não comparecer. Também para não enfrentar vaias, o interino Temer foi, mas deu um jeito de não ser anunciado, vejam que no Brasil tudo ocorre de maneira inusitada. não há ensaio, a improvisação prevalece.

CADÊ O TEMER? – A cerimônia estava sendo transmitida democraticamente com exclusividade pela hegemônica TV Globo, que escalou vários apresentadores para encaminhar o histórico acontecimento. Tudo ia bem, até que Galvão Bueno saiu do script e estranhou que não fora anunciada a presença do presidente ainda interino Michel Temer.

Ou seja, pela primeira vez na história da Olimpíada, a maior autoridade do país-sede deixou de declarar aberto o evento, que prosseguiu assim mesmo, porque o espetáculo tem de continuar. O pior é que, como medo da reação popular, o presidente deixou de levar à tribuna a figura mais esperada da cerimônia, a primeira-dama Marcela Tedeschi Araújo Temer.

Foi uma pena. Na maioria das modalidades em disputa, o Brasil vai ter de se virar para ganhar medalha, mas no pódio da Beleza e da Simpatia, não há quem possa nos enfrentar.

###
PS – Para não pegar mal, no meio da transmissão do evento foi anunciado que o presidente Michel Temer fará um discurso na cerimônia de encerramento da Olimpíada. E ele acabou aparecendo no final da festa e foi vaiado assim mesmo, mas também recebeu aplausos. (C.N.)



06 de agosto de 2016
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário