"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 16 de agosto de 2016

PIADA DO ANO: EX-MINISTRO DIZ QUE ONU VAI EXIGIR JULGAMENTO IMPARCIAL DE LULA


Para não ser preso, Lula apela à ONU, ridiculamente






















Para o analista político Paulo Vannuchi, ex-ministro dos Direitos Humanos e atual diretor do Instituto Lula, a denúncia à Organização das Nações Unidas (ONU) contra o juiz federal Sérgio Moro por abuso de poder deve resultar em condenação do Estado brasileiro com forte impacto político. “Não tenho dúvida de que o Comitê de Direitos Humanos da ONU, quando julgar, vai condenar, e exigir julgamento imparcial.”
Em comentário no “Seu Jornal”, da TVT (TV dos Trabalhadores), Vannuchi disse que a peça jurídica enviada à ONU por Lula demonstra “cabalmente” que Sérgio Moro não é um juiz imparcial e lista as irregularidades por ele cometidas. Segundo o ex-ministro, a ONU é o foro internacional mais adequado, porque Lula é reconhecido como importante liderança em todo o mundo. “Os direitos ao devido processo legal e os direitos políticos de Lula estão sendo violentamente desrespeitados”, afirma Vanucchi.
RECURSO À OEA – Vannuchi é integrante da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA) e diz que as regras do organismo o impedem de comentar os processos. Por isso, não pode dar declarações  sobre o recurso de parlamentares de PT que foi apresentado à Comissão da OEA, para pedir a suspensão do processo de impeachment, por não respeitar o amplo direito de defesa da presidenta Dilma Rousseff,
Vannuchi, porém, faz questão de lembrar que recursos à OEA já resultaram em avanços importantes no Brasil, como o caso da Lei Maria da Penha, que se originou de um processo aberto pela cidadã Maria da Penha Maia Fernandes, alegando que o Estado brasileiro foi omisso na defesa de seus direitos, após ser vítima de violência doméstica cometida pelo ex-marido, que a deixou paraplégica. “Legislações de combate ao trabalho escravo e de combate aos abusos cometidos em manicômios também são frutos de recursos à CIDH”, diz Vanucchi, animado com o recurso do PT à OEA.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Vanucchi concorre à Piada do Ano. No governo Lula, ele foi autor de uma proposta de lei sobre “direitos humanos” que transformaria o Brasil numa ditadura petista, mas foi oportunamente abortada pelo Congresso. Estamos transcrevendo na Tribuna da Internet essas declarações do ex-ministro de Lula apenas por uma questão de curiosidade, para que se possa avaliar a que ponto chegamos(C.N.)

16 de agosto de 2016
Deu na Rede Brasil Atual

Nenhum comentário:

Postar um comentário