"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 21 de julho de 2016

SONEGAÇÃO DE IMPOSTOS, NA REALIDADE, É DE LONGE O MAIOR PROBLEMA BRASILEIRO


http://www.municipiosbaianos.com.br/painel/noticias/imagens/fotos/A%20CHARGE%20DO%20BRASIL%20E%20A%20SONEGA%C3%87%C3%83O.jpg
Charge do Nani (nanihumor.com)



















Em seu editorial da edição de quarta-feira, O Estado de São Paulo, em que é destacado o equívoco da Fiesp em, indiretamente, tentar lançar uma sombra sobre o fato de um de seus diretores ser individualmente o maior devedor de impostos do país, atingindo a escala de 6,9 bilhões de reais, está também assinalado o fato de que os tributos em atraso e os sonegados em todo o país atingem a estratosférica cifra de 1 trilhão de reais.

Assunto, inclusive, em relação ao qual gostaria de receber o comentário dos companheiros deste site Flávio José Bortolotto e Wagner Pires, especialistas em análises econômico-financeiras. Wagner Pires, em texto recente, lembrou que as dívidas de empresas para com o INSS elevam-se à altura vertiginosa de 1 trilhão e 800 bilhões de reais.
Somadas as duas escalas de sonegação e dívidas não cobradas, as quais atravessam o tempo, chegamos a um Everest total de 2 trilhões e 800 bilhões. Para se ter uma ideia plena do que tal montante representa, basta dizer que equivale à metade do Produto Interno do Brasil.
Assim constata-se que 50% da produção brasileira anual, um das maiores do mundo, abrange um endividamento colossal, porém o problema do endividamento não é só este causado por sonegadores. Envolve igualmente o governo federal, cujas dívidas superam o volume de 2,8 trilhões de reais, distribuído em notas do Tesouro Nacional colocadas no mercado financeiro a juros anuais de 14,25%.
NA ESTRATOSFERA… – Dessa forma, fazendo-se um exercício de convergência, verifica-se que as dívidas brasileiras alcançam, tanto as públicas quanto aos privadas, a escala impressionante de 5 trilhões e 600 bilhões de reais, e sem contar a dívida externa de estados, municípios e empresas privadas. 
De onde se conclui que toda produção econômica do Brasil repousa num processo crônico de endividamento. Um círculo vicioso do qual o ministro Henrique Meirelles tentará livrar o governo. Mas como ele próprio sustenta, exigirá alguns anos, pelo menos. Talvez uma década.
Outro confronto que deve ser feito é em relação às dívidas frente aos salários. As folhas salariais brasileiras são praticamente iguais à fração de 40% do PIB, portanto algo em torno de 2,2 trilhões anuais. 
Colocando-se o tema diante do espelho da realidade, chega-se a conclusão de que, para acertar as contas públicas, o fundamental é enfrentar os endividamentos e não aprovar uma reforma previdenciária capaz de diminuir as despesas da Previdência Social.
SEM DÚVIDAS – A comparação entre os números produz essa certeza, capaz de anular quaisquer dúvidas existentes no elenco de soluções que o presidente Michel Temer busca encontrar para comprimir um déficit orçamentário projetado em 170 bilhões de reais para 2017.
Quais despesas poderão ser reduzidas em comparação com as sonegações e dívidas tributárias?
Muito poucas, em relação ao montante que desafia o governo e a equipe de Henrique Meirelles. É muito melhor o caminho de cobrar do que o caminho para cortar direitos.

21 de julho de 2016
Pedro do Coutto

Nenhum comentário:

Postar um comentário