"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 16 de maio de 2016

GOVERNO TEMER PRECISA AUDITAR AS CONTAS E MOSTRAR A REAL SITUAÇÃO DO PAÍA


Charge do Amorim, reprodução do Correio da Cidadania



















Muitas vezes escrevi: “Um governo sério que assuma a condução do país, terá de fazer realizar auditoria interna/externa de tudo”. O presidente Michel Temer, seja o que for e como for, terá de informar, com a maior brevidade possível, a real situação das finanças do país. É a forma de defender seu mandato e a face da verdade. Chega de entrar e sair governantes e não saber-se a quanto andamos, o quanto devemos.
Lula, Dilma, Mantega, Augustin e tantos outros, responsáveis e co-responsáveis pela baderna administrativa e financeira em que colocaram a nação, precisam ser responsabilizados, julgados, punidos, condenados e engaiolados.
E que os valores possíveis de localização, de dinheiro e bens físicos, sejam retornados aos seus verdadeiros e únicos donos: os brasileiros honestos. Se não morrerem de morte natural, que terminem seus últimos anos na cadeia! Qualquer outro encaminhamento, decisão ou proposta não poderá merecer acolhida.
SEM FISCALIZAÇÃO
A imensa maioria dos órgãos de fiscalização em nosso país é uma pouca vergonha. Funcionando por amostragem, com “olhos fechados”, ajudam a tudo apodrecer.
A segunda coisa que ajuda muito a corrupção e as falcatruas é a falta de qualidade dos agentes. E, por fim, a terceira e tão grave como as anteriores, são as multas pequenas, quase sempre perdoadas.
È o caso dos partidos políticos, abastecidos com recursos públicos, que usam como bem entendem. Partidos reincidentes duas, três vezes, deveriam perder direitos e, em situações graves, ter suas portas fechadas e sua extinção. No entanto, são “punidos” apenas com pequenas multas, que pagam usando recursos públicos do Fundo Partidário. Parece piada.
“Burro velho” não aprende lições com palavras, mas com pauladas.

16 de maio de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário