"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 16 de maio de 2016

GOVERNADOR PIMENTEL SEGUE EXEMPLO DE DILMA E ESTÁ PRESTES A SER AFASTADO


Charge do Iotti, reprodução da Zero Hora



















O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), deverá receber até esta terça-feira (dia 17) notificação da Justiça Federal para apresentar defesa sobre a denúncia oferecida pela Procuradoria-Geral da República pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e falsidade de documento particular. Trata-se de desdobramento da Operação Acrônimo, que investiga suposto esquema de financiamento ilegal de campanhas políticas do PT.
O Superior Tribunal de Justiça deu início à ação penal e enviou para a Justiça Federal em Belo Horizonte a Carta de Ordem para determinar a notificação.
15 DIAS PARA SE DEFENDER
Depois de notificado, o governador terá 15 dias para apresentar a defesa e juntar documentos que serão remetidos ao relator, ministro Herman Benjamin, do STJ.
O relator, então, deverá marcar o dia da sessão da Corte Especial para receber ou rejeitar a denúncia oferecida pelo PGR.
Na última quarta-feira (11), Benjamin levantou o segredo de justiça do processo, permitindo consulta aos autos pelo sítio eletrônico, inclusive nominal, e física. Manteve restrita a consulta aos autos apartados e às mídias eletrônicas, elementos nos quais há informações constitucionalmente protegidas, às partes e a seus procuradores habilitados.
Também deverão ser notificados em Minas Gerais, além do governador, o atual presidente da Cemig, Mauro Borges, e Otílio Prado, ex-sócio de Pimentel.
R$ 2 MILHÕES EM PROPINAS
Segundo a Procuradoria, o esquema rendeu R$ 2 milhões em propina a Pimentel, que na condição de governador, já em 2015, continuou atuando e se comprometeu a fazer gestões para beneficiar a Caoa, empresa acusada de participação nas irregularidades.
Também foram denunciados o dono da Caoa, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, o presidente e sócio da empresa, Antônio dos Santos Maciel Neto, o empresário Benedito Rodrigues de Oliveira Neto –conhecido por Bené e considerado operador do governador no esquema–, o ex-ministro do Desenvolvimento Mauro Borges Lemos, Pimentel Otílio Prado, ex-sócio da Pimentel, e Fábio Mello, um funcionário de Bené.
A denúncia é assinada pela vice-procuradora-geral da República, Ela Wiecko.
Em nota, o advogado Eugênio Pacelli, que defende Pimentel, afirmou que já submeteu ao STJ “uma questão de ordem com relação às inúmeras ilegalidades praticadas durante a investigação”.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG 
– Ficou faltando a reportagem anunciar o mais importante: se a defesa não for aceita e Pimentel se tornar réu de processo no STJ, vai seguir o mesmo caminho de sua grande amiga Dilma Rousseff e será automaticamente afastado do governo de Minas Gerais. Conforme revelamos aqui na Tribuna da Internet há duas semanas, o vice-governador Antônio Andrade (PMDB) já mandou fazer o terno de posse. Ex-deputado federal e ex-prefeito de Patos de Minas, Andrade é o Temer em versão mineira. (C.N.)


16 de maio de 2016
Frederico Vasconcelos
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário