"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 16 de maio de 2016

TEMER DESAUTORIZA MEIRELLES E MORAES, QUE ESTÃO FALANDO O QUE NÃO DEVEM


Temer ficou irritado com as declarações dos ministros

















Em meio aos desafios que tem para enfrentar e tirar o país da crise, o presidente em exercício Michel Temer está tendo que se ocupar também com declarações polêmicas de ministros. Primeiro foi o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, na sexta-feira (13), em sua primeira entrevista coletiva após empossado, ao comentar a necessidade de uma reforma da Previdência. Meirelles deu a entender que direitos adquiridos não seriam respeitados. Nesta segunda-feira (16), foi a vez do ministro da Justiça, Alexandre Moraes.
Ele defendeu em entrevista à Folha de S.Paulo que o governo Temer não dê tanto poder à Procuradoria-Geral da República nomeando o mais votado de uma lista tríplice enviada pela instituição para a escolha do presidente da República. Prerrogativa do chefe do Executivo escolher, a exemplo do que acontece com os ministros do Supremo Tribunal Federal, a indicação da chefia do Ministério Público não está prevista na Constituição. No entanto, a partir dos governos do PT, tornou-se praxe escolher o primeiro da lista, que significar dizer o mais votado entre os membros da corporação.
SAIAS JUSTAS
Diante das duas saias justas em que os ministros colocaram o governo interino, Temer desautorizou os dois colaboradores. A primeira vez ocorreu nesse domingo, em entrevista ao programa “Fantástico”. O presidente em exercício garantiu que todos os direitos adquiridos, em se tratando da Previdência Social, serão mantidos.
Nesta segunda-feira, de novo, ele voltou a desautorizar um de seus ministros. Em resposta à proposta de Alexandre de Moraes, Temer, por meio da assessoria, que manterá a tradição de escolher o mais votado na eleição interna dos procuradores da República.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – A reportagem do Estado de Minas, enviada pelo comentarista Wilson Baptista Jr., esqueceu um dado importante. Temer convocou as centrais sindicais para discutir nesta segunda-feira o que pode mudar na Previdência, baixando a bola de Meirelles, que também está falando demais, num momento delicado. Quanto a Alexandre de Moraes, é muito jovem e prepotente. Se bobear, será substituído. Temer não está para brincadeiras, é autoritário e decidido. Raramente sorri. Dar uma risada, podem crer, é praticamente impossível. Para os ministros, todo cuidado é pouco. (C.N.)

16 de maio de 2016
Iracema Amaral
Estado de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário