"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 16 de maio de 2016

DILMA CONTINUA ISOLADA NO MUNDO DE FANTASIAS QUE ELA PRÓPRIA CRIOU


Um interlocutor que esteve com Dilma nas 24 horas anteriores ao afastamento a definiu como “fria. Absolutamente fria.” Os mais próximos dizem que essa é uma característica manifestada por ela especialmente em momentos de crise. De tão gélida, a presidente ganha objetividade e, às vezes, até faz troça da própria desgraça. Nos momentos de reflexão, a frase mais recorrente foi: “Fizemos tudo o que podíamos”.
Já as reclamações mais contundentes foram destinadas aos que viraram casaca aos 45 do segundo tempo. Nos últimos dias, Dilma descobriu que o então ministro Waldir Simão, do Planejamento, vinha mantendo reuniões secretas com o nome escolhido por Temer para comandar a pasta, o senador Romero Jucá.
Outra decepção foi saber que outro funcionário Dyogo Oliveira, que foi secretário executivo de Nelson Barbosa no Planejamento e posteriormente na Fazenda, também estava fechado com Jucá para integrar sua equipe.
VÍTIMA DE “GOLPE”
Apesar de abatida e ciente de que será praticamente impossível reverter sua situação, ela continuará insistindo na tese de que foi afastada injustamente e que foi vítima de um golpe, o que mostra que ela ainda permanece mergulhada no mundo da fantasia que ela criou para si mesma.
Nesse mundo paralelo, não houve pedaladas fiscais nem estelionato eleitoral, muito menos envolvimento de petistas no Petrolão. No País das maravilhas de Dilma também não existiram tentativas de obstrução de Justiça, por ela mesma, nem tramas para dificultar os trabalhos da Lava Jato. As delações de Delcídio do Amaral e, mais recentemente, de Marcelo Odebrecht teriam sido apenas quimeras.
No mundo real, Dilma vai tirar os próximos dias para descansar em Porto Alegre para visitar sua filha, Paula, e seus netos Gabriel e Guilherme, que ainda é de colo.
MORDOMIA GARANTIDA
Durante o período em que estiver afastada, continuará contando com um avião da Força Aérea Brasileira para levá-la para onde ela quiser. Poder viajar em jatinhos da FAB era uma questão crucial para ela, que anseia percorrer o Brasil e exterior a fim de entoar a já enfadonha cantilena do “golpe”. Outra regalia obtida foi o direito a salário integral, no valor de R$ 27,8 mil.
Dilma também terá direito a carro oficial com motoristas, segurança pessoal e assistência médica, além de uma estrutura de gabinete pessoal.
O ex-presidente Lula, no entanto, ficará afastado. Na semana passada, o petista confidenciou a amigos já ter cumprido sua missão. Agora, vai cuidar da própria sorte.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – A jornalista Débora Bergamasco, diretora da IstoÉ em Brasília, escreveu com Sérgio Pardella a explosiva reportagem que revelou o delicado estado de saúde da presidente Dilma Rousseff. Segundo o site Diário do Centro do Mundo, muito bem informado em assuntos ligados ao governo, Débora é casada com o ex-ministo José Eduardo Cardozo, ou seja, realmente tem acesso privilegiado a informações de bastidores do Planalto e continua exercendo a profissão com total liberdade(C.N.)


16 de maio de 2016
Débora Bergamasco
IstoÉ

Nenhum comentário:

Postar um comentário