"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 2 de março de 2016

O MITOMANÍACO - PARTE 1



Lula foi ao STF, tentando suspender as investigações da Lava Jato. Espertinho, disse que "a reforma do sítio foi 'oferecida' pelo pecuarista José Carlos Bumlai, seu amigo pessoal". Aí, a Folha de S. Paulo entrevistou o advogado de Bumlai, Arnaldo Malheiros, que respondeu de bate-pronto: "Só se a Odebrecht for propriedade de Bumlai, o que não me consta". Macunaíma pisou na bola...

Tem mais: Lula afirma que Jacó Bittar (atenção, um ex-sindicalista!) quis "disponibilizar" um sítio para ele relaxar com a família. E o sítio foi todo reformado, GENEROSA E DESINTERESSADAMENTE, por empreiteiras (ou
Bumlai?). Investiram ali R$1 milhão.

Duas observações: (a) Lula já mentiu com mais competência. (b) Sem querer, Lula faz lembrar o que talvez preferisse esquecer: o sindicalismo tem servido para enriquecer muitos "companheiros". Sei lá se é o caso de Bittar! Alguns têm casas em Miami, contas no exterior, uns caras podres de ricos. Merecem, claro, afinal defendem os pobres.

Então, tá. E essa "imprensa monopolista", em vez de ficar quieta...

02 de março de 2016
Renato Sant'Ana é Psicólogo e Bacharel em Direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário