"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 16 de março de 2016

O FALECIMENTO DE UM VALOROSO E DESTEMIDO COMBATENTE

Adeus, guerreiro.


Prezados leitores e amigos,

É com imensa dor e tristeza que cumpro a tarefa de comunicar o falecimento do titular deste blog.

Nos últimos quatorze meses, Coronel lutou sua maior batalha: uma batalha pela vida e contra o câncer. Se é verdade que caiu, o fez, como ele mesmo gostava de dizer, “atirando”. Lutou feito um leão até o último suspiro.

Não irei me estender aqui em homenagens ao homem, marido, pai e amigo que foi. São coisas que dizem respeito à esfera pessoal, um tanto distante deste espaço. 

Deixo aqui apenas a minha homenagem ao brasileiro, blogueiro, guerreiro implacável, que tantas horas dedicou ao combate daqueles que roubam e violentam o país – atividade que só deixou na última semana porque já não era fisicamente possível prosseguir.

Fica, também, como ele queria, o agradecimento aos leitores que o acompanharam durante todos esses anos. Muito obrigada, de coração.

Sei que vocês poderão entender que, a despeito do grave momento pelo qual passa o país, não me é possível decidir, agora, qualquer coisa a respeito deste espaço. Também não passa pela minha cabeça que o Coronel possa ser substituído – não creio que alguém tenha condições de fazê-lo à altura.

Em algum momento, quando a dor amainar, retornarei às redes com o meu perfil. Por ora, contudo, prefiro me manter em silêncio, afastada tanto das homenagens quanto das demonstrações de falta de respeito que certamente virão. Bem sei que o Coronel combatia hienas. E é para não ouvir o riso mórbido delas que me manterei afastada por algum tempo.

Adeus, meu guerreiro. Tua luta está registrada na história deste país. 

16 de março de 2016
Nariz Gelado

NOTA AO PÉ DO TEXTO


Transcrevo com pesar a notícia do falecimento do blogueiro CORONEL. 
Desde que iniciei este blog, não deixei de replicar seus comentários, sempre oportunos, quando não proféticos. 
Era o CORONELEAKS... O homem por trás do antes COTURNO NOTURNO, depois BLOG DO CORONEL.. Pontual, diário, certeiro, resumia bem e com clareza as bandalheiras que invadiram o Brasil com esse desastrado e criminoso partido, verdadeira organização criminosa, que silenciosamente aparelhou o Estado e usufruiu dele como propriedade privada.
Destemido, mandava para rede suas críticas, suas observações sempre pertinentes.
Fará uma falta enorme, gigantesca, descomunal. Menos uma trincheira, casamata que abrigava um guerreiro corajoso.
Lamentável o seu desaparecimento sob todos os sentidos: familiar, político e humano.
Sei que a dor dos que lhe eram próximos, é enorme não apenas pela perda, mas pelo sofrimento que certamente atravessou. 
Dos que virtualmente participavam das suas opiniões e sentimentos, nos sentiremos órfãos com a morte do soldado e companheiro de batalhas.
Deixo meus pêsames a todos os parentes e como disse Guimarães Rosa, o Coronel não morreu, apenas desencantou...
m.americo

Nenhum comentário:

Postar um comentário