"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 16 de março de 2016

DILMA ACERTA COM LULA A NOMEAÇÃO PARA O MINISTÉRIO



Charge do Sponholz (sponholz.arq.br


















A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniram-se, no final da tarde desta terça-feira, no Palácio da Alvorada, para acertar a nomeação de Lula para um ministério. Participaram da reunião os ministros Jacques Wagner, da Casa Civil, e Ricardo Berzoini, da Secretaria de Governo, entusiasta da ideia que tomou corpo nos últimos dias, com muitos petistas exercendo forte pressão junto à chefe do governo para ultimar a nomeação.
A maioria dos ministros próximos à presidente defende a iniciativa, porque acham que, como articulador político, Lula poderia barrar o impeachment. A indicação de Lula para um ministério vem sendo ferrenhamente defendida desde as últimas semanas pela presidente Dilma e auxiliares próximos notadamente Wagner, Berzoini e Edinho Silva, da Comunicação Social, além de parlamentares,como o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães, do PT do Ceará.
BREZOINI E WAGNER
Na semana passada, num encontro em Brasília para avaliar o cenário político e discutir o assunto. Ricardo Berzoini e Jaques Wagner ofereceram a Lula seus postos no Palácio do Planalto, mas o ex-presidente declinou da oferta.
Como se sabe, a nomeação do ex-presidente para um ministério é muito polêmica, porque ocorre em meio a investigações da Justiça Federal do Paraná e do Ministério Público de São Paulo, para saber se ele recebeu vantagens do esquema de corrupção da Petrobras.
Lula é também investigado por ocultação de patrimônio com referência à propriedade de um apartamento triplex no balneário paulista de Guarujá e de um sítio no município Atibaia, também, no estado de São Paulo tudo isso negado por seus advogados.
Pelas acusações, o Ministério Público de São Paulo solicitou sua prisão preventiva. Mas a juíza Maria Priscila Oliveira preferiu encaminhou os autos ao juiz federal Sérgio Moro, responsável,em primeira instância pelos processos da Lava Jato.
Se for confirmada a nomeação de Lula como ministro, ele passaria a fazer jus ao chamado foro privilegiado, e as investigações seriam remetidas ao Supremo Tribunal Federal.
WAGNER DEFENDE
Na segunda-feira, questionado sobre a possibilidade de Lula virar ministro e a presidente Dilma ser acusada de tentar “obstruir a Justiça”, o chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, repeliu a tese.
“Me digam qual é a obstrução, pelo amor de Deus! O Supremo não é Justiça? O mensalão não foi julgado pelo Supremo? Tudo o que ele [Lula] não quer é isso, essa tese [de que Dilma obstruiria a Justiça]. Ele prefere continuar com o currículo dele como sempre teve”.
Ele disse, também, que tem gente “babando sangue” querendo provar que Lula cometeu crimes. “E ele virou o troféu para ver quem pega primeiro”, completou.
Lula só chegou esta terça-feira a Brasília, mas seus interlocutores e os da presidente já discutiram muito a nomeação, que consideram essencial para a sobrevivência do governo do PT.
Jaques Wagner falou do assunto com Rui Falcão, presidente do PT, e o ministro Edinho Silva encontrou-se com Gilberto Carvalho, ex-ministro de Dilma e que foi por oito anos chefe de gabinete de Lula no Planalto. O caminho já está aplainado.
16 de março de 2016
José Carlos Werneck

Nenhum comentário:

Postar um comentário