"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

PSDB PAULISTA QUER ELE EM 2018



Parte do PSDB paulista está em pleno movimento para retirar de Aécio Neves o direito de, escorado em 51 milhões de votos, ser o candidato natural para enfrentar Lula em 2018. Para isso, há quem jogue limpo e há quem nem tanto. É de São Paulo que vem, por exemplo, o ataque sistemático e organizado contra Aécio,  responsabilizando-o por não haver um pedido de impeachment contra Dilma Rousseff, quando a decisão foi tomada por toda a Oposição, baseada em parecer jurídico que indicou a ação penal por crime comum como o caminho mais viável para chegar ao impedimento da presidente.

Os paulistas dizem que a expressiva votação de Aécio Neves naquele estado foi uma votação anti-PT. Ora, o mesmo pode-se dizer da votação de Geraldo Alckmin, que foi reeleito governador. Afinal de contas, ele foi derrotado para a prefeitura de São Paulo em 2008, nem chegando ao segundo turno. Isso ocorreu logo após ele ter sido derrotado em 2006, na calamitosa campanha presidencial que reelegeu Lula em pleno Mensalão. Também foi anti-PT o voto em José Serra, que havia perdido a eleição para Haddad em 2012, obtendo consagradora votação para o Senado em 2014. O antipetismo não escolhe cargo. Pau que bate em Aécio, também bate em José e Geraldo.

Hoje uma matéria dá conta que os "alckimistas" querem ter mais participação na direção do partido. Que houve um "acerto" com Aécio. Aceitam que ele seja a Rainha da Inglaterra, continuando como Presidente, mas querem a vice-presidência, a secretaria geral e a tesouraria, como se o resto do país não existisse. A matéria deixa implícito que parte do PSDB paulista quer Alckmin como candidato em 2018, mas que a briga agora é para tomar o partido. Da parte do governador, ainda não veio declaração alguma a respeito, a não ser o flerte com o PSB, que engoliu o PPS e que terá Marta Suplicy como candidata à prefeitura paulistana em 2016. Mas a "assessoria" está entrando de sola na campanha e jogando pesado, muito pesado. Basta olhar de onde saem os ataques contra Aécio Neves. 

Leia aqui a matéria do Estadão.  

25 de maio de 2015
in coroneLeaks

3 comentários:

  1. .

    PRESTENÇÃO

    Um repórter da Globo
    Chegou ao interior de Minas
    E viu descendo da colina
    Um homem do povo
    Então logo parou
    E se apresentou
    Pedindo para entrevistá-lo
    E meio sem graça
    O caipira que passava
    Se pôs a escutá-lo.

    O senhor acha que corrupto
    Deve ir para a cadeia?
    Aí seu moço vareia
    Respondeu o matuto
    Que ajeitando a cangalha
    Fumava cigarro de palha
    Na frente de um boteco
    E tinha na mão
    Um balde com
    Água para o jumento.

    Varia por quê?
    Insistiu o repórter
    Tudo é conforme
    O partido docê
    Se for da base aliada
    Vai ser preso por nada
    Mais se for do PSDB
    Pode robá à vontadi
    Porque num tem otoridadi
    Que vai ponhá a mão nocê.

    Aqui na roça
    Nóis fica miúdo
    Porque tem gatuno
    Que abastece carroça
    Cum gasolina aditivada
    E até as vaca
    Entra na dança
    Elas ganha caderno
    Uniforme e chinelo
    Como se fosse criança.

    O senhor teria coragem
    De dizer quem são
    Os corruptos que estão
    Praticando gatunagem?
    Prestenção seu moço
    Sô caipira mais num sô bobo
    Parece que o senhor num entendeu
    Porque um dos político mais torto
    Construiu aquele aeroporto
    Adonde o senhor desceu!

    Eduardo de Paula Barreto
    25/05/2015

    .

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Como vai Eduardo!
    A título de brincadeira, o tal repórter da Globo esqueceu-se de perguntar ao caipira se ele recebia "bolsa família"... (rsrsrs)
    Seriamente agora, o que me parece difícil de ser entendido, é que diante das críticas acerbas que são feitas ao PT e ao seu maior líder, não isenta os demais Partidos - e o mensalão, bem como o petrolão tem mostrado isso, com destaque para o PSDB, segundo maior partido "oposicionista".
    Cuida-se, porém, de jamais em toda a história republicana, ter-se verificado um assalto de tamanha proporção. Esse é o grande nó da questão política atual. Ninguém em sã razão pode acreditar em qualquer Partido, salvo algum 'marciano' recém chegado ao planeta.
    Verdadeiramente pode-se afirmar sem receio de errar, que partidos no Brasil são agremiações de interesses privados, que facilitem o acesso aos bens públicos, ao poder, as mordomias, ao nepotismo.
    Interessante que algumas vezes se confunda críticas ao PT como se indiretamente houvesse algum interesse em louvar algum partido, especialmente em defesa do PSDB, seu maior opositor.
    Não. Critica-se uma oligarquia sindicalista que se apropriou do poder, aparelhando o Estado, para que o mesmo servisse aos seus interesses, ou seja, o velho patrimonialismo.
    A história do caipira é boa..

    ResponderExcluir