"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

A FARRA EMANCIPACIONISTA

Anuncia-se para os próximos dias mais uma marcha de prefeitos. É o convescote anual que reúne em Brasília o lobby de chefes do Executivo municipal em torno do invariável objetivo de tentar tirar mais verbas da União. Em geral, para equacionar uma conta que não fecha — aquela em que, na confrontação entre orçamento e gastos públicos, não raro incompatíveis com a realidade administrativa, o caixa das prefeituras sempre leva a pior.

Como nos outros anos, esta 18ª edição da chamada Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios tem um mantra explícito: a pressão para destravar o projeto de redistribuição dos royalties do petróleo, questão na órbita do STF. Mas outro tema, desta vez aparentemente não declarado, invariavelmente embala esses atos de constrangimento — a criação de novos municípios. O recente (e correto) veto da presidente Dilma à última investida emancipacionista via Congresso, no fim do ano passado, é combustível para essas manifestações.

A redivisão municipal do país foi uma das demandas reprimidas que a Carta de 88 procurou resolver. Mas, a um primeiro momento de necessária acomodação territorial, seguiu-se um período de explosão emancipacionista que, em sua grande maioria, não mais tinha a ver com ajustes administrativos. Dizia respeito a interesses cartoriais ou clientelistas, estimulando a criação de currais eleitorais, à custa de enormes gastos públicos, de tal forma que alguns anos depois criou-se uma barreira constitucional contra a farra. Desde então, o lobby municipalista tentou derrubar no Congresso esse limitador, o último deles vetado em dezembro.

A realidade administrativa e orçamentária da maioria dos municípios desmembrados é argumento definitivo contra o emancipacionismo indiscriminado. O orçamento de no mínimo 90% deles depende diretamente de repasses do Fundo de Participação dos Municípios. Como fator adjacente, o desmembramento de cidades implica a reprodução, neles, de praticamente toda a estrutura político-administrativa dos demais entes federativos (Câmaras legislativas, secretarias, organismos públicos em geral e a consequente contratação de pessoal — leia-se, inchaço de gastos com pagamento de vencimentos).

E também é falso o argumento de que a criação de novos municípios não aumenta despesas públicas. Por exemplo, como decorrência de pressões no auge do movimento de 2014 pela flexibilização das regras de desmembramento, o Senado aprovou a elevação do percentual dos recursos do FPM — com reflexos óbvios no caixa da União. E, ainda que, em tempos de ajuste, novas bondades sejam congeladas, multiplicar o número de municípios beneficiados pelo Fundo, além de não viabilizar economicamente os novos entes, reduz o valor das cotas destinadas aos já existentes, agravando-lhes os déficits orçamentários. Em tudo, trata-se de farra contraproducente.


25 de maio de 2015
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário