"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 8 de abril de 2015

TERCEIRIZAÇÃO: MANIFESTANTES ENFRENTARAM A PM NO CONGRESSO



A PM baixou o cassetete nos militantes
Houve protesto em frente ao Congresso Nacional e manifestantes entraram em confronto com policiais militares, se dispersaram e estão deixando o local. Parte do grupo foi para a entrada do Anexo I, local que dá acesso às comissões. Eles protestavam contra o Projeto de Lei 4330/2004, que regulamenta a terceirização e tramita na Câmara dos Deputados. Por volta das 16h30 os organizadores do movimento retiraram o carro de som da frente do prédio do Parlamento. A manifestação foi convocada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Policiais militares fizeram uma barreira em frente ao Congresso. A Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF) estimou que cerca de 2 mil pessoas participaram do ato e que 200 policiais fizeram a segurança em frente ao Congresso. Um homem foi preso pela Polícia Legislativa. A organização do movimento estima em 2,6 mil o número de manifestantes.
FORA DO LIMITE
O capitão Rafael, da PM-DF, disse que o enfrentamento entre policiais e manifestantes começou após o carro de som, onde estavam os organizadores, ultrapassou o limite de aproximação do Congresso Nacional permitido por lei distrital. Os policiais tentaram conter o avanço e os manifestantes atiraram paus de bandeiras e garrafas de água na direção dos policiais. Também quebraram o vidro de um carro que estava estacionado próximo ao local. Os militares reagiram com spray de pimenta.
O deputado Vicentinho (PT-SP) foi retirado da manifestação e levado para a Câmara com os olhos lacrimejando em função do spray de pimenta lançado pelos policiais. Um manifestante foi ferido na cabeça e atendido no posto médico do Congresso. Segundo a Polícia Militar, quatro policiais ficaram feridos.
Além da CUT, estavam presentes representantes de entidades como a União Nacional dos Estudantes (UNE), da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), do Sindsep-DF e da Frente Nacional de Lutas.
A CUT é contra o projeto argumentando que ele retira direitos da classe trabalhadora e dá aos setores patronais segurança jurídica para manter e ampliar a precarização das relações e condições de trabalho. O PL estende a liberação das terceirizações das atividade-meio para as atividades-fim das empresas.

08 de abril de 2015
Deu na Ag. Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário