"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 8 de abril de 2015

PETISTAS TENTAM FORÇAR AFASTAMENTO DE VACCARI, ÀS VÉSPERAS DA CPI




Vaccari está deprimido e se sente abandonado pelo PT

Às vésperas do depoimento do tesoureiro nacional do PT, João Vaccari Neto, na CPI da Petrobras, denunciado pelo Ministério Público Federal por corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha, o PT está dividido. Uma ala defende reservadamente que ele se afaste até amanhã, um dia antes de encarar de frente o colegiado. 

A pressão é grande. Deputados da sigla ouvidos ontem pelo Correio afirmaram que, para evitar um constrangimento ainda maior e complicações para a presidente Dilma Rousseff (PT), que vai enfrentar novas manifestações no próximo domingo, Vaccari deveria entregar o cargo que ocupa na legenda.

O partido também está rachado em relação ao silêncio dele durante o depoimento na CPI. A defesa de Vaccari confirmou que ele responderia às perguntas feitas pelos integrantes da comissão. No entanto, parte do PT ainda acredita que ela pode ficar calado para evitar escorregões e, dessa maneira, inflamar ainda mais o complicado cenário político para os governistas. Não é necessário entrar com o pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para ficar em silêncio.

CRUELDADE

Um ex-ministro de Dilma Rousseff afirmou reservadamente ontem que seria uma crueldade o partido pedir para o tesoureiro deixar o cargo justamente na semana em que ele mais precisa de apoio. Acreditando na inocência do companheiro, defendeu também que ele responda a todas as perguntas na CPI.

Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, publicada na edição de ontem, o assessor especial da Presidência da República desde o governo Lula, Marco Aurélio Garcia, defendeu a saída de Vaccari. “Ele deve se afastar porque é bom para ele e para o PT. É uma decisão pessoal”, alegou.

###

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG 
– A pressão para afastar Vaccari é impressionante. Tem sido incentivada por Lula, velho amigo dele. Na década de 90, foi Vaccari quem apresentou Lula a uma secretária do Sindicato dos Bancários de São Paulo, chamada Rosemary. Foi também Vaccari quem arrumou para Lula comprar a cobertura triplex na praia do Guarujá por apenas R$ 47 mil. Lula já esqueceu tudo isso, mas Vaccari lembra muito bem. Está deprimido, se sente abandonado pelo PT. Acha que é inocente, porque apenas cumpriu ordens. Se fizer delação premiada, acaba com o PT, levando de roldão Lula, Dilma, Dirceu, Palocci, Genoino & Cia Ltda(C.N.)


08 de abril de 2015
João Valadares e Paulo de Tarso Lyra
Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário