"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 8 de abril de 2015

A PIADA DE MAU GOSTO DERROTOU O BRASIL

TEMER ESTREIA IMPEDINDO A CONVOCAÇÃO DA CPI DO BNDES


Temer está de volta ao palco principal da política

O requerimento de criação da comissão parlamentar de inquérito (CPI) do BNDES, no Senado, foi retirado pelo líder do DEM, senador Ronaldo Caiado (GO).
Ele tinha apresentado a proposta de criação da CPI ontem com 28 assinaturas, mas hoje seis senadores retiraram o apoio. Para ser aprovado, o requerimento precisaria ter no mínimo 27 assinaturas. Assim, se fosse lida com número menor, seria arquivado.
 
Caiado disse acreditar que esses senadores podem ter sofrido pressão para retirarem suas assinaturas. Agora, a estratégia dele será negociar com o PSB para tentar obter o apoio oficial do partido à criação da CPI. “Eu vou buscar entendimento maior agora com o PSB.
É fundamental para nós. Se o PSB deliberar essa matéria na sua executiva e autorizar a assinatura, nós teremos, aí sim, condição de ter o número mínimo necessário. E aí contando com parlamentares que, acredito, não irão mais retirar as assinaturas”, disse.
 
FUNDOS DE PENSÃO
 
Outra CPI que teve o requerimento de criação apresentado ontem foi a que pretende investigar irregularidades nos fundos de pensão de funcionários de empresas públicas como Banco do Brasil, Petrobras, Caixa Econômica Federal e Correios.
As assinaturas de apoio foram mantidas e o requerimento para criação da comissão foi lido no plenário na sessão de hoje. Com isso, fica aberto o prazo para que os partidos indiquem seus representantes e a comissão possa ser instalada.
 
Ontem foi apresentado também requerimento para a criação de uma terceira CPI no Senado, que irá investigar as denúncias provenientes da Operação Zelotes, da Polícia Federal. A operação desvendou um esquema de pagamento de propinas a conselheiros do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, órgão máximo de decisão sobre processos relacionados a questões fiscais e tributárias.

O requerimento tem o número suficiente de assinaturas, mas ainda não foi lido no plenário. Os senadores terão até a meia-noite do dia da leitura para retirar os apoios, se for o caso.
 
###

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – A manobra foi atribuída a Michel Temer, que precisa mostrar serviço em sua estreia como articulador políticos do governo. Todos os seis senadores que retiraram assinaturas são de partidos da base aliada: Rose de Freitas (PMDB-ES), Ivo Cassol (PP-RO), Otto Alencar (PSD-BA), Omar Aziz (PSD-AM), Zezé Perrella (PDT-MG) e Fernando Ribeiro (PMDB-PA), que é suplente de Jader Barbalho (PMDB-PA), que havia assinado o pedido enquanto exerceu o mandato, mas o titular já retornou(C.N.)
 
08 de abril de 2015
Deu na Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário