"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 14 de março de 2015

A HISTÓRIA É CÍCLICA




Coitado do Jango. Estava quietinho na fazenda dele, numa boa, quando o cunhadão degenerado, demagogo e oportunista, viu a chance de continuar tudo em família faturando o cadáver do Getúlio, que não tinha porra nenhuma de esquerda. 

Mas esses detalhes pouco importam.  O que interessa a esses grupelhos ávidos do poder (claro, pelo que ele proporciona) é usar qualquer coisa, não importa o quanto falso ou distorcido, em causa própria.  
Aí, Getúlio, o caudilho inteligente e oportunista, mas sensível, virou ídolo da esquerda, pouco importando que tivesse prendido e executado uma porrada de comunas a soldo do famigerado Comintern. 

Como sempre cafetões do mérito alheio, esses “pais dos pobres” esquecem que Getúlio, instituiu a Carta del Lavoro inspirado no fascismo de Benito Mussolini.  Ele beneficiou, incontestavelmente, o operariado brasileiro.  Mas não tinha nada com os extremos nem da esquerda nem da direita.

Quanto ao Jango, ele foi, sim, refém dos grupelhos que o manipulavam e empurravam a situações ridículas e contraditórias.  Agora vem esse pessoal a botar glacê em uma historinha que soa muito engraçada se tivesse dois dedos de verdade. 

“A democracia que eles querem é a democracia para liquidar com a Petrobrás!”

Ora, porra!  Quem está fazendo isto desde que transformou a maior companhia brasileira em vaca magra depois de tanto sugar-lhe as tetas pela roubalheira, inconsequência, esbulho e incompetência senão a PeTralhada imunda?

É, realmente a história é cíclica. 

Vi essa pelegada em 1963 empurrar o Brasil para o abismo.  Agora, outra pelegada ainda muito pior, em pleno século das comunicações, depois que todos os regimes que dizem defender terem ido para o cacete, falidos e fracassados, tenta empurrar de novo o Brasil para o mesmo abismo idiota...

Gente que usa dos sofismas mais desonestos; que não entendem o papel da esquerda no diálogo democrático; que faz dos princípios da esquerda apenas degraus demagógicos para chegar na boca do cofre, essa gente tira da pauta a possibilidade do diálogo e reduzem o jogo democrático a zero.

Triste tentar o diálogo com quem não dá a verdade o mínimo crédito.

14 de março de 2015
João Guilherme C. Ribeiro é Empreendedor Cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário