Já alguns dias atrás, as pesquisas de um dos institutos de sondagem divergiam desavergonhadamente das demais. Os ultraconhecidos Ibope e Datafolha indicavam caminho asfaltado e liso para vitória folgada de dona Dilma, enquanto um certo Instituto Verità, do qual poucos tinham ouvido falar, ousou prever vitória incontestável da oposição.
Agora tem mais. O Instituto Sensus executou pesquisa a mando da revista IstoÉ. A sondagem, realizada de 21 a 24 out°, inquiriu 2000 pessoas em 24 Estados. Seu resultado não deixa margem pra discussão:
Aécio 54,6% x Dilma 45,4%
Cada um que tire as conclusões que lhe parecerem mais adequadas. Esses resultados contrastantes podem indicar incapacidade técnica deste ou daquele instituto. Podem também indicar outra coisa.
25 de outubro de 2014
José Horta Manzano
NOTA AO PÉ DO TEXTO
Já que o autor autoriza, tiro minhas conclusões...
O homem mais sábio de que tenho notícia, interrogado
pelo pragmático romano sobre o que é a verdade, calou-se. Se interrogassem os franceses, eles aconselhariam: "cherchez la femme"... Já nós, os brasileiros, acostumados a refletir sempre com a parte mais sensível do corpo humano (o bolso), com certeza levantaríamos dúvidas sobre a grana que correu (R$ 7.6 milhetas) para os Institutos Ibope e Datafolha.
Se realmente correu, ninguém sabe, ninguém viu, e a responsabilidade pela informação não é minha, apenas um modesto escriba. Mas como disse alguém, "yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay". E a essa altura do jogo sujo, das baixarias e infâmias, acusações e pichações, ficamos com a pulga atrás da orelha.
Tudo tem o aroma da manipulação da opinião pública, que espertos marqueteiros viram como um excelente recurso de transformar pesquisa em instrumento de orientação do eleitor que gosta de votar em quem "já ganhou", ou acredita que "já ganhou".
Uma coisa, contudo, ficou claro, por mais que as delações façam espernear o PT e seu candidato: o "petrolão" reforça a suspeita de que é preciso comprar pesquisas, senão a vaca vai pro brejo...
É preciso tramar algum meio de influenciar o eleitor, seja com o terrorismo das 'bolsas', seja com bonés e dentaduras, seja com pesquisas vitoriosas que alcancem os crédulos viventes e os convençam de que Dilma já ganhou...
E ainda dizem por aí, que é assim que se faz política: valem calúnias, injúrias, mentiras de toda ordem... Vale até chute no saco! Só não vale perder.
Fico me perguntando: tanta guerra pelo Poder indica que o negócio é muito bom no Brasil! Além das mordomias, com certeza "há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia."
m.americo
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