"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 8 de julho de 2014

FMI AVISA QUE RECUPERAÇÃO ECONÔMICA MUNDIAL PODE SER MENOR QUE SE ESPERA

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, avisou neste domingo que a recuperação da economia mundial pode ser “menor que o esperado”.
 
“Constatamos que a atividade mundial está se recuperando, mas o impulso pode ser menor que o esperado porque o crescimento potencial é mais baixo (…) e o investimento continua sendo fraco”, declarou Lagarde em uma conferência em Aix-en-Provence, uma cidade do sul da França.
 
O Banco Central Europeu reduziu no mês passado as taxas de juros, tornando inclusive uma delas negativa pela primeira vez, para impulsionar a estancada recuperação econômica europeia.
 
NO LIMITE
Outros bancos centrais do mundo tomaram medidas similares para ajudar seus países na recuperação da crise financeira que começou no fim de 2008, mas elas alcançaram seu limite, declarou a diretora do FMI.
“Apesar das boas intenções dos bancos centrais, as medidas para manter a demanda alcançaram um limite. Do nosso ponto de vista, é evidente que para fomentar a recuperação é preciso aumentar a massa monetária”, disse Lagarde.

08 de julho de 2014
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário