"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 8 de março de 2014

CONHEÇA OS LOBOS NOTURNOS - OS HELLS ANGELS DE PUTIN


          Internacional - Rússia 
A gangue de motociclistas agressivamente patrióticos é um ponto chave do poder russo em sua forma branda dentro das antigas repúblicas soviéticas.



nw
Alexander Zaldostanov, apelidado de “o cirurgião”, líder de um grupo de motoqueiros russos chamado Night Wolves - Lobos Noturnos -, comparece a uma reunião de ativistas que defendem a Rússia levantando a bandeira nacional, na frente do prédio do parlamento em Simferopol, na Criméia.
 
Os Lobos Noturnos são o maior clube de motociclistas da Rússia, com mais de 5 mil membros.
Agressivamente patrióticos, eles acreditam que “onde quer que os Lobos Noturnos estejam, esse local deve ser considerado parte da Rússia”.
Nesse sábado, os Lobos Noturnos organizaram uma enorme caravana desde o nordeste da Ucrânia, através das regiões de língua russa no leste, até a Criméia.
Eles tinham como objetivo distribuir suprimentos para as forças milicianas favoráveis a Rússia nessas regiões. Um membro da célula local do grupo disse: “Não queremos que o que ocorreu em Kiev ocorra aqui. Nazistas e bandidos tomaram o poder lá. Se tivermos que lutar, vamos lutar com tudo o que conseguirmos juntar a nossa disposição.”
 
Os Lobos Noturnos surgiram durante a Perestroika, na Rússia dos anos 80, como um grupo anti-soviético que idolatrava o rock e as motocicletas. Mesmo hoje, eles alegam rejeitar todas as leis, escritas ou não, e rejeitar todos os movimentos políticos ou religiosos.
 Assim, é estranho que o presidente russo Vladmir Putin tenha conquistado uma amizade duradoura com o líder do grupo, Alexander Zaldostanov, um homem apelidado de “o cirurgião”.
 
Na verdade, as ligações do senhor Putin com o grupo são tão consideráveis que ele foi posto por engano em uma lista negra das autoridades finlandesas, banindo-o de entrar nesse país. As autoridades finlandesas acabaram por dizer que havia se tratado de um engano a inclusão de Putin nessa lista, e seu nome foi retirado. 

ptnw
Vladmir Putin, primeiro ministro russo, com Alexander Zaldostanov, líder dos Lobos Noturnos, em 2010 (AFP/GETTY).
 
O senhor Putin se encontrou com o grupo de motociclistas pela primeira vez em 2009, uma façanha que foi tratada por seus detratores como apenas uma oportunidade para suas fotos com pose de machão. Porém, suas ligações com o grupo parecem verdadeiras.
 
O senhor Putin já se atrasou 4 horas para um encontro com o ex—líder ucraniano Viktor Yanukovych por estar passeando pela Criméia com o senhor Zaldostanov. No ano passado, o senhor Putin condecorou o senhor Zaldostanov com uma ordem de honra por seu “ativo trabalho na educação patriótica da juventude”.
Em troca, o senhor Zaldostanov parabenizou o presidente por seu empenho em “recuperar a grandeza russa”. Em 2011 Putin, vestindo roupas de couro, liderou um grupo dos Lobos Noturnos adentro da cidade russa de Novorossiysk para uma exibição de motocicletas. 
 
As reuniões e os comboios do grupo se tornaram uma crescente demonstração do poder russo em sua forma branda dentro dos países do leste europeu.
 
Após a “oração punk” do grupo feminista Pussy Riot na Catedral de Moscou, os Lobos Noturnos se ofereceram para proteger as catedrais ortodoxas contra futuros”hooliganismos”. As ligações políticas do grupo também levaram a confrontos com grupos de motociclistas rivais. Um de seus membros morreu após um tiroteio com o clube conhecido como “Três Estradas”.
 
O líder desse outro grupo, Yebgeny Vorobyev, disse que o tiroteio começou devido a decisão de seu grupo de romper os laços com os Lobos Noturnos e de se associar com um grupo de origem norte americana chamado “Bandidos”. Ele ainda disse que os Lobos Noturnos se tornaram politizados demais. 
 

08 de março de 2014
Harry Alsop

Tradução: Fernando de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário